22/08/2023



Cotidiano Paraná

Ministério da Saúde confirma 167,3 mil novas doses de vacina ao PR

Entretanto não há data confirmada para a entrega. Com a nova remessa de vacina, o Paraná totalizará 706.200 doses recebidas

Vacinacao Pinhais

Entretanto não há data confirmada para a entrega (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Ministério da Saúde confirmou ao Governo do Paraná na noite dessa terça (23) o envio de mais 167.300 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Desta forma serão 102.500 da Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca e a Fiocruz e 64.800 da CovonaVac, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Entretanto, o Ministério da Saúde não confirmou a data da entrega.

Nesta quarta (24), o Paraná vai receber mais 102.500 doses de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. A remessa chegará às 10h no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

ASTRAZENECA/FIOCRUZ

De acordo com a Agência estadual de Notícias, as doses da AstraZeneca/Fiocruz fazem parte da remessa de 2 milhões da Índia que chegou ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Elas passaram por conferência de temperatura e integridade. Além disso, receberam etiquetas com informações em português, além do protocolo de controle de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz.

A importação dessas doses prontas é uma estratégia paralela do governo federal à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Mais 8 milhões de doses estão previstas pelo acordo da Fiocruz com a AstraZeneca e o Instituto Serum (Índia), mas ainda não há data prevista para o recebimento. Em janeiro, a Fiocruz já havia recebido 2 milhões de doses da vacina.

CORONAVAC

Conforme a Agência, as 64.800 doses da CovonaVac fazem parte de um lote de 1,2 milhão entregue pelo Instituto Butantan nessa terça (23) ao Ministério da Saúde. Até o próximo domingo (28) há expectativa de fornecimento de 3,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), para compartilhamento com os estados. Esses imunizantes já estão sendo feitos a partir do IFA enviado pelo laboratório chinês.

SOMA

Desse modo, o Paraná recebeu até o momento 538.900 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Com as novas remessas, serão 706.200 doses entregues ao Estado desde o começo da imunização. O Paraná atingiu ontem (23) 286.837 pessoas vacinadas.

Por fim, as novas doses continuarão a ser aplicadas nos públicos prioritários, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo