22/08/2023



Guarapuava Política

Ministério da Saúde vem avaliar o ‘Santa Tereza’, anuncia Pedro Moraes

Pedro protagoniza uma campanha regional pelo funcionamento total do Hospital Regional, mas a urgência é impedir que o 'Santa Tereza' sucumba

MSaude

Pedro Moraes com Rovanir (assessor do deputado Zeca Dirceu) e Leonardo (diretor do Ministério da Saúde) (Foto: Dario Martins/Portal RSN)

*Reportagem com vídeo

A situação da saúde pública em Guarapuava e Região pautou reunião com o Ministério da Saúde (MS), em Brasília. Um encontro com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, agendado pelo deputado Zeca Dirceu (PT) levou o presidente da Câmara de Guarapuava, Pedro Moraes, à capital federal. Acompanhado pela jornalista Cristina Esteche e pelo CEO do Portal RSN, Dario Caldas Martins, o vereador também reuniu-se com outros ministros e parlamentares.

No entanto, uma das principais preocupações levantadas foi no Ministério da Saúde. Pedro protagoniza uma campanha em defesa do funcionamento pleno do Hospital Regional, hoje com atendimento parcial. Entretanto, a preocupação imediata e regional é impedir o fechamento do Santa Tereza.

Após detalhar as condições de vulnerabilidade dessa área, ficou acertado a vinda de uma comissão ministerial para ver de perto a situação do Hospital Santa Tereza (Instituto Virmond). Essa vinda, no entanto, não possui data marcada. Inicialmente, vai ser avaliado um dossiê entregue por Pedro Moraes a diretores do MS. O Hospital Regional também entrou na pauta do vereador.

Nosso papel como agente político vai além do que simplesmente legislar. Podemos e devemos buscar soluções para os problemas que recebemos. E para isso é importante compartilhar essas questões com os outros poderes.

Ainda na Saúde, houve o pedido para que Guarapuava esteja incluída no programa ‘Brasil Sorridente’ relançado nesta semana pelo Presidente Lula. Conforme o MS, 85 cidades serão contempladas. Além de recursos para construção de uma UBS porte 1 (R$1.177.000) e outra de porte 2 (R$1.494.000). Assim como, recursos para compra de equipamentos para unidades de pronto atendimento e para o programa materno-infantil.

Já para o Departamento de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa), houve a solicitação de um veículo Spin para transporte da equipe multidisciplinar. Assim como um veículo S10 para o programa de órteses e próteses. Além de dois aparelhos de eletroestimulação neuromuscular portátil. E, ainda, um aparelho de laser terapia; e sistema de compressão pneumática e acessórios.

OUTRAS DEMANDAS

Aproveitando a agenda em Brasília, outras demandas foram entregues. Assinadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, ficou nas mãos de Zeca Dirceu solicitações para construção de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Hoje o Creas está instalado em imóvel alugado. Também pedimos recursos para a Casa de Passagem Indígena e para a compra de um carro adaptado para atendimento móvel do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”.

CULTURA

A cultura também esteve em pauta. Pedro Moraes pediu auxílio para reposição de instrumentos e confecção de uniformes para alunos de projetos da Corporação Musical. Além da aquisição de uma van para logística das apresentações.

Estamos fazendo o nosso papel como representantes de um poder político em Guarapuava. Nós, vereadores, precisamos defender os interesses do povo que nos elegeu. Necessitamos estar onde os recursos estão. Não podemos ficar esperando, precisamos correr atrás para o bem da população de Guarapuava e da Região.

*Veja o vídeo

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo