Da Redação
Brasília – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que vai usar a tecnologia para melhorar a gestão dos recursos no Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira ação será informatizar os serviços realizados, como fez no município de Maringá, quando foi prefeito da cidade. O anúncio foi feito neste domingo (15), durante visita às instalações do Hospital Municipal de Maringá.
O objetivo do ministro é informatizar toda a estrutura do Sistema para encontrar onde estão os desperdícios de recursos. "Ao informatizarmos um prontuário médico, por exemplo, evitamos um diagnóstico equivocado e distribuição de remédio inapropriado", explicou. Barros quer ter informação on-line sobre a utilização de todos os recursos. “Vamos informatizar a gestão de saúde como Maringá fez. Quero o controle de cada centavo investido”, enfatizou o ministro da Saúde.
O ministro também convocou os brasileiros para assumir o compromisso de realizar um pacto pela prevenção de todas as doenças, além da promoção da saúde. "Meu primeiro compromisso começa aqui, com os servidores do SUS, os prestadores de serviço e a população para juntos promover avanços à saúde do Brasil", afirmou. Barros adiantou que vai correr o País para ouvir todos os envolvidos com a saúde. "Quero ouvir todo segmento para criarmos uma política de resultados no ministério", finalizou.
Fonte: Portal Brasil, com informações no Ministério da Saúde