22/08/2023
Cotidiano

Mobilização aborda Segurança no Trabalho

imagem-25474

 Uma campanha de conscientização da população sobre acidentes de trabalho está sendo organizada e vai acontecer amanhã, quinta-feira (28), no Calçadão da XV, às 9h. A intenção dos organizadores é mostrar a importância da utilização dos equipamentos de segurança e os cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho.

 O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial das vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais. E esse número em Guarapuava não é nada animador. Desde o começo do ano já foram registrados mais de 30 acidentes com o trabalhador, onde dois vieram a óbito.

 Celso da Silva Garais, técnico em segurança do trabalho e secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e Mobiliário de Guarapuava, lembra que o elevado número de acidentes de trabalho na cidade, reflete a falta de auditores fiscais. O trabalho de fiscalização é feito através de visitas de profissionais do município de Ponta Grossa. “Em Cascavel temos 5 auditores, em Ponta Grossa mais de 5 e só aqui em Guarapuava não temos nenhum. Precisamos de uma fiscalização mais rígida”, lembra Celso. Para tentar solucionar esse problema será feito um abaixo assinado na intenção de trazer auditores fiscais para Guarapuava.

Outros pontos destacados pelo técnico de segurança é a falta de responsabilidades de alguns empreiteiros, descaso dos trabalhadores com as normas e falta de conhecimento na questão de segurança do trabalho. “Esse trabalho que vai ser realizado amanhã é importante para que no futuro acidentes de trabalho não venham acontecer”, finaliza.

 Matéria Relacionada: https://redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=34451

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.