Pelo menos 150 prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado, confirmaram presença na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (CD) está entre eles, liderados pela Associação dos Municípios do Paraná. (AMP).
Mas antes mesma da Marcha, já houve uma vitória. O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou nesta sexta (17) que mantém a alíquota de 8% paga pelos municípios ao INSS em 2024. De acordo com presidente da AMP, Edimar dos Santos, isso significa economia anual de R$ 720 milhões às prefeituras do Paraná. Ou o equivalente a R$ 60 milhões por mês. Outra conquista é a definição de um novo parcelamento das dívidas previdenciárias das prefeituras.
Peço agora para seguirmos firmes e mobilizarmos nossa bancada federal. Ainda temos que aprovar o parcelamento de dívidas em 240 meses, os precatórios com limite da Receita Corrente Líquida. Assim como a equiparação do Regime Geral e Próprio de Previdência Social e a desvinculação de receitas.
Considerado o maior encontro municipalista do País, a Marcha será promovida pela Confederação Nacional de Municípios, de 20 a 23 de maio. O encontro terá as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara Federal, Arthur Lira, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barrozo.
Leia outras notícias no Portal RSN.