Durante a semana o Portal RSN chamou a atenção para a necessidade de exames cardiológicos frequentes, levando em consideração o controle da hipertensão arterial. A pauta foi motivada por dois motivos: o Dia de Combate à Hipertensão Arterial e a morte súbita de dois guarapuavanos, ambas com grande repercussão: o atleta de futebol Mario Paluski, de 53 anos, e a professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Katielle Rosalva Voncik Córdova, de 38 anos.
Nesse sábado (27) o mundo da moda também perdeu o modelo Thales Cota Soares, de 26 anos, durante o desfile na São Paulo Fashion Week (SPFW). Segundo informações, a principal hipótese é que o modelo tenha sofrido um ataque epilético, que gerou o mal súbito.
De acordo com o site Mais Saúde, o mal súbito é caracterizado pela perda repentina de consciência e pode ser causado por diversas condições, que vão desde desidratação, falta de alimentação, grande estresse ou queda de pressão arterial (que levam a um desmaio) até doenças mais graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e outros problemas cardiovasculares que podem provocar uma parada cardíaca.