22/08/2023
Cotidiano Prudentópolis

Modernização do sistema elétrico chega a Prudentópolis

Os novos equipamentos fazem a leitura automática, sinalizam a falta de luz direto no centro de operações e ainda permitem comandos remotos

Sistema inteligente da Copel (Foto: Copel)

(Foto: Copel)

A Copel leva a modernização do sistema elétrico no Paraná a Prudentópolis e São Mateus do Sul. De acordo com a Copel, os novos equipamentos fazem a leitura automática, sinalizam a falta de luz diretamente para o centro de operações da Copel. E ainda permitem comandos remotos. Tudo isso vai tornar mais rápida e eficiente a gestão dos serviços de energia elétrica no Estado.

Conforme a Copel, isto acontece porque, além dos medidores, há investimentos em equipamentos de comunicação e automação implantados na rede da distribuidora. Eles são responsáveis pelo envio de informações às centrais de comando da Companhia. Isso possibilita, por exemplo, encontrar o ponto de origem de um desligamento na rede de forma mais ágil.

O programa já instalou mais de 500 mil medidores, nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. A substituição é feita pela empresa contratada Eleng. O orçamento previsto para o programa em três primeiras fases, que cobrem a faixa ao Sul do Estado, é da ordem de R$ 820 milhões.

A troca dos medidores dura em média 30 minutos, com a unidade consumidora desligada. O serviço é gratuito, e feito exclusivamente na entrada de serviço. Assim é chamada a estrutura onde fica instalado o medidor de energia. Os funcionários da Eleng estão identificados com crachá e levam uma carta de apresentação emitida pela Copel.

SERVIÇOS DIGITAIS

Após a instalação do medidor inteligente e conexão ao sistema, os clientes podem acompanhar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares Android e iOS. Ele também serve para solicitar serviços. Assim como acompanhar débitos e recuperar as informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funções.

Como o medidor inteligente dispensa a visita mensal de uma pessoa para fazer a leitura do consumo do domicílio, a Copel também recomenda o cadastro para recebimento das contas de luz por e-mail. Além de evitar a impressão de papel, a fatura digital evita extravios, e serve como comprovante de residência assim como a conta impressa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.