Os moradores de Francisco Beltrão que acabaram atingidos por alagamentos em outubro de 2022 podem sacar FGTS. O pedido do ‘Saque Calamidade’ deve ser feito até segunda (30) exclusivamente pelo Aplicativo FGTS. De acordo com a prefeitura do município, 3.293 pessoas cadastradas pela Defesa Civil do município poderão sacar no máximo R$ 6.220.
O prazo para a análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Porém é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter feito saque calamidade nos últimos 12 meses. A solicitação no aplicativo é feita na opção Meus Saques, no celular. Assim, não é preciso ir até uma agência da Caixa.
Desse modo, ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber o dinheiro, sem nenhum custo. O coordenador da Defesa Civil em Francisco Beltrão, Julio Perin, explica que quem tiver dificuldades em acessar o aplicativo ou não tiver comprovante de residência deve procurar o CRAS mais perto de casa.
COMO PEDIR O SAQUE CALAMIDADE
Para pedir o ‘Saque Calamidade’ basta fazer o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro. Em seguida o morador deve acessar a opção ‘Meus saques’, selecionar a opção ‘Outras situações de saque — Calamidade pública’ e indicar a cidade de Francisco Beltrão.
Conforme as informações, nos próximos passos a pessoa deve encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Por fim, depois basta selecionar a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação.
(*Com informações Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.