22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Moradores de dois bairros entram na luta contra a dengue, em Guarapuava

imagem-127218

Da Redação

Guarapuava – Moradores dos bairros Primavera e Industrial, em Guarapuava, entraram na luta contra a dengue, nesta terça feira (07). Um mutirão promoveu a conscientização dos moradores incluindo vistorias nas residências e entrega de materiais educativos.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Chayane Andrade, o setor está intensificando o combate aos focos do Aedes aegypti, pois o mosquito se prolifera rapidamente em qualquer recipiente com água parada. "Esse trabalho mais abrangente e intenso ajuda a população a ter mais atenção e cuidando. Prevenir sempre é a melhor opção”. 

No bairro Primavera, o mutirão começou logo cedo, com a população colaborando com os trabalhos, como é o caso do aposentado Sebastião Peres de Oliveira, que reside na região há 30 anos. “Em nossa residência, sempre tivemos o cuidado de virar garrafas, empilhar corretamente pneus velhos e lavar com frequência os potes de água de animais. Acho importante os agentes passarem nas casas, pois é mais uma garantia de que tudo está certinho no quintal”, falou o morador.

A ação aconteceu em parceria com a 5ª Regional de Saúde, Exército, Defesa Civil e Grupo Escoteiro Liane Marta da Costa. “Disponibilizamos para o mutirão de hoje 20 homens. Acreditamos que quando a união de forças existe, os resultados sempre são mais positivos. Nossos militares são preparados também para combater a dengue, pois realizamos semanalmente limpeza nos terrenos que pertencem ao quartel com objetivo de eliminar os focos do mosquito”, explicou o capitão Paulino Lorenzo, do 26° GAC (Grupo de Artilharia e Campanha).

Cesar Silvestri Filho, participou da ação pela manhã. “O mutirão é esforço para prevenção. Precisamos manter Guarapuava protegida e para isto, contamos com a colaboração e conscientização de toda a população. Se cada um cuidar da sua casa e fizer sua parte não deixaremos o mosquito entrar em Guarapuava”, disse o prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.