A cada chuva, os moradores do interior de Pinhão voltam a enfrentar problemas que são recorrentes: muita lama, estradas interditadas, carros encalhados e enchentes. Os relatos de pessoas que moram no Assentamento Rocio, Pinhalzinho e Barreiros ao Portal RSN é de que a Prefeitura está fazendo serviços nas estradas, no entanto os problemas não estão sendo resolvidos.
Augusto vive na comunidade Pinhalzinho. De acordo com ele, nos últimos dias as máquinas da Prefeitura de Pinhão estiveram na Região e fizeram “uns retoques na estrada”.
Fizeram um tapa buraco assim, sabe? Foi feito. Tipo uns lugar que tinha encalhador, que não estava passando. Os carros estão passando agora. Mas esses dia atrás, umas três semanas, estava muito feio em uns trechos.
O morador conta que como algumas partes estavam intransitáveis ele e os vizinhos fizeram reparos por conta própria na estrada com um trator. “Foi trancado uns buraco ali e a prefeitura veio e também andou fazendo uns retoques, mas não foi feito a estrada por completo”.
Já Adriana, moradora do Assentamento Rocio conta que a Secretaria de Infraestrutura e Viação também esteve prestando serviços na Localidade e “taparam os buracos da estrada geral”. No entanto ela explica que com a chuva, a lama causada pela falta de cascalho nas estradas volta a afetar o trânsito dos veículos. “Afetam ainda mais as crianças que vão pra escola”. E não só do Assentamento Rocio, como também do Silvério Cachoerinha, como ressaltou Adriana.
Após as últimas chuvas, que de acordo com os moradores ocorreram há aproximadamente um mês, as máquinas da Secretaria de Infraestrutura e Viação do Município estiveram no local fazendo serviços.
Outra demanda antiga que parte do interior de Pinhão é a ponte que liga o município a Inácio Martins (veja o vídeo abaixo). Além disso, conforme Emerson, morador da Região de Barreiros, o cascalho nas estradas é a principal necessidade da Região.
Quando chove em um lado aqui pra nós tem o rio que enche e nós não conseguimos sair. E por outro lado também tem umas subidas e carro não consegue subir.
O Portal RSN entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e recebeu as informações de que todas estradas do interior serão cascalhadas, bem como será dado andamento da ponte na Localidade do Barreiros. Entretanto, segundo a Prefeitura, o trabalho é demorado. Isso porque Pinhão tem mais de 9 mil quilômetros de estrada de ‘chão’ e o município conta com apenas seis patrolas para dar conta de toda a demanda.
Faz pouco mais de um ano e meio que a gestão pegou. É difícil atender todos ao mesmo tempo, por isso está sendo priorizado as estradas que possuem transporte escolar. Já as estradas de entradas de lavouras serão arrumado quando tiverem resolvido os problemas das estradas de transporte escolar.
Leia outras notícias no Portal RSN.