22/08/2023


Guarapuava Segurança

Moradores pedem redutor de velocidade em frente ao Campo do Batel

Um morador relatou que em menos de 60 dias, houve quatro acidentes no mesmo local. Em um deles, um motociclista bateu no poste e morreu

Um morador relatou que em menos de 60 dias, houve quatro acidentes no mesmo local. Em um deles, um motociclista bateu no poste e morreu (Foto: Leitor/RSN)

Os moradores do bairro Batel pedem algum tipo de redutor de velocidade na rua São Paulo, em frente ao Campo do Batel. Um morador relatou ao Portal RSN, que em menos de 60 dias, ocorreram quatro acidentes no mesmo local. Em um deles, um motociclista bateu em poste e morreu.

De acordo com o morador, na última sexta (28), um motorista que dirigia um GM Celta Branco, perdeu o controle no mesmo local e bateu no poste. Porém, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) de Guarapuava informou que já fez várias ações para garantir a segurança nessa Região.

A Rua São Paulo está totalmente sinalizada, tanto horizontalmente quanto verticalmente, proporcionando uma ampla visualização das indicações de trânsito. Recentemente, a pavimentação foi feita e incluiu a instalação de linhas contínuas com tachões, que servem como redutores de velocidade, além de bordos laterais.

Conforme a secretaria, a maior causa dos acidentes no local é o desrespeito dos motoristas com a sinalização, já que muitos circulam em alta velocidade na Região. Além disso, a Setran lembra que no passado havia uma lombada próxima ao cruzamento com a rua Oriente. Contudo, o Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) determinou a retirada da lombada.

Conforme o MP/PR, o redutor de velocidade não atendia aos requisitos estabelecidos pela Resolução 600/16 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Caso a Prefeitura de Guarapuava não atendesse a norma, poderia haver implicações como multas e responsabilização do poder público. Então, não é permitido implantar ondulação transversal nesta via.

NOVOS REDUTORES DE VELOCIDADE EM GUARAPUAVA

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, Guarapuava ganhou 24 equipamentos entre lombadas e radares eletrônicos, em pontos estratégicos da cidade. O objetivo da medida é dar mais segurança no trânsito e melhorar a fluidez das vias.

Guarapuava teve mais de 700 acidentes de trânsito só no primeiro semestre de 2023. Além disso, o município também teve um grande crescimento de veículos que circulam pelas vias urbanas, totalizando 126.494 veículos registrados no total. 

Por isso, conforme a Secom os pontos para instalar as lombadas e radares foram selecionados com base nas análises técnicas que consideram o fluxo de veículos e as características das vias. Para ver a localização exata dos novos redutores de velocidade, basta acessar o mapa no site, no tópico ‘Radares’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo