Da Redação, com informações da Secom
Guarapuava – A diversificação de atividades em propriedades da agricultura familiar garante mais renda para as famílias. Proporcionada pelo Programa Vida Rural, da Secretaria de Agricultura, o projeto de fruticultura é uma das atividades que incentiva e orienta cultivo para a produção de morangos semi-hidropônicos. Neste modelo de plantação, os frutos são plantados em estufas, onde o sistema é diferente do convencional, conforme explica o técnico José Aurizona Rocha. “Quem investe nesse tipo de produção, terá a certeza de um fruto mais limpo e de qualidade”.
Em sua propriedade no Guabiroba, a agricultora Marisa Ferreira agora divide espaço entre o cultivo de morangos com as hortas e verduras. Em nove meses de trabalho, ela já comemora os resultados positivos. “Com o incentivo da Secretaria de Agricultura, comecei do zero com a produção do morango. Por mais que sentisse um pouco de medo no início, todo investimento está sendo recompensado, pois a demanda é bem grande”.
A atividade está dando tão certo que a agricultora pretende ampliar a produção. “Além dos materiais para a estufa, investimos em nove mil mudas de morango chileno. Ainda estamos no começo, a ideia é ampliar o cultivo”.
Toda a produção é vendida no comércio local.