22/08/2023
Brasil Cotidiano

Morre aos 83 anos no RJ, a atriz Aracy Balabanian

Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda (7). Ela estava internada em uma clínica no RJ e lutava contra um câncer de pulmão

Aracy-Balabanian-sai-de-baixo-foto-reproducao-tvpop-e1661658327579

Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda (7). Ela estava internada em uma clínica no RJ e lutava contra um câncer de pulmão (Foto: Divulgação)

A atriz Aracy Balabanian, a icônica Dona Armênia de “Rainha da Sucata” e a impagável Cassandra de “Sai de Baixo”, morreu na manhã desta segunda (7), aos 83 anos. Aracy estava internada na Clínica São Vicente no Rio de Janeiro, e lutava contra um câncer de pulmão. Uma das últimas imagens de Aracy foi de um encontro com Claudia Raia e o filho, Luca, em uma visita ao Rio de Janeiro no mês passado.

PRINCIPAIS OBRAS

Filha de imigrantes armênios, ela nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande/MS. Aracy se reconheceu como atriz aos 12 anos, já morando em São Paulo com a família. Aracy Balabanian deu vida a diversos personagens que ficaram marcados na memória do público. Entre eles estão Gabriela, do programa infantil “Vila Sésamo”, em 1973.

A atriz passou dois anos trabalhando na Rede Manchete. Lá, entre 1986 e 1988, ela integrou o elenco das novelas “Mania de Querer” e “Helena”. A atriz voltou para a Globo em 1989, interpretando Maria Fromet em “Que Rei Sou Eu?”. Em 1990, conquistou o país com a Dona Armênia, de “Rainha da Sucata”, mãe controladora de três filhos. O personagem fez tanto sucesso que voltou em “Deus nos Acuda”, de 1992.

A atriz interpretou ainda a manipuladora Filomena em “A Próxima Vítima”, de 1995. Por fim, a consagração veio também com Cassandra, em “Sai de Baixo”, de 1996. Ela vivia uma socialite decadente. Ainda não há informação sobre o velório e sepultamento.

(*Com informações G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.