22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Morre aos 93 anos, ‘Hevandro do Cartório’, figura marcante na Palmeirinha

O velório será na Capela Municipal Santa Cruz. Já o enterro será no Cemitério de Palmeirinha, com saída da capela às 16h

WhatsApp Image 2023-09-24 at 11.30.57

Morre aos 93 anos, ‘Hevandro do Cartório’, figura marcante na Palmeirinha (Foto:Arquivo pessoal)

Morreu na madrugada deste domingo (24), às 0h31, o seu Hevandro Bahls Carneiro aos 93 anos. Uma das figuras mais marcantes da Palmeirinha morreu no bairro Trianon em Guarapuava. O velório será na Capela Municipal Santa Cruz. Já o enterro será no Cemitério de Palmeirinha, com saída da capela às 16h. De acordo com as informações, Hevandro trabalhou no ramo de cartorário desde o início dos anos 1950, no Distrito da Palmeirinha.

Ele foi eleito vereador duas vezes e, trabalhando com o prefeito Moacir Silvestri, pleiteou a instalação de rede elétrica na Palmeirinha. Além disso, ele criou um projeto para o asfaltamento da PR-466 que liga Guarapuava a Rio Bonito, passando pela Palmeirinha e Turvo.

Em 1975, Hevandro tomou posse no Cartório Distrital do Jordão, onde trabalhou até a aposentadoria.
Em 2006, recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores com o título de “Cidadão Benemérito de Guarapuava”. Em 2016, os Correios de Guarapuava lançaram um selo em homenagem ao morador.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2021, a história de vida ganhou uma biografia chamada “Entre Chácaras e Cartórios”, baseada em nas memórias datilografadas. Durante a vida profissional como Tabelião do Cartório, Hevandro fez muitos amigos, que se referem a ele até hoje como “Hevandro do Cartório”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo