22/08/2023



Brasil Cotidiano Política

Morre o ex-governador de São Paulo, Fleury Filho

Fleury Filho governou São Paulo entre 1991 a 1995. No governo dele houve o massacre do Carandiru, defendido por ele

luiz-antonio-fleury-morre-aos-73-anos-jpeg-848x477

Fleury Filho (Foto: Divulgação)

Morre o ex-governador de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho, nesta terça (15), na capital paulista, aos 73 anos. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi dada pelo presidente do MDB nacional, Baleia Rossi e confirmada pelo partido em nota nas redes sociais oficiais.

Fleury respondia pelo governo de São Paulo quando ocorreu o ‘massacre do Carandiru’, em 1992. Durante uma briga entre presos, tropas da Polícia Militar entraram no complexo penal. Considerado como um dos episódios mais sangrentos do sistema penal brasileiro, 111 pessoas morreram.

Conforme a história do massacre, 286 policiais militares entraram no Carandiru. Desses, 84 foram acusados de homicídio. Desde aquela época, cinco morreram e outros 79 ainda não foram julgados. Até hoje, apenas o coronel Ubiratan Guimarães, comandante da Operação, chegou a ser condenado a 632 anos de prisão. Em 2006 ele foi assassinado.

Após 20 anos do massacre, Fleury em depoimento no julgamento do caso, em 2013, defendeu a invasão. Ele disse que a “entrada foi absoluta, necessária e legítima”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo