22/08/2023



Brasil Cotidiano

Morre o jornalista Rubens Ewald Filho

Ele era considerado um dos maiores nomes da crítica cinematográfica do país

entretenimento-rubens-ewald-filho-20180307-001-copy

Rubens Ewald Filho (Foto: Divulgação)

Morreu na tarde desta quarta (19), o crítico de cinema e jornalista Rubens Ewald Filho, aos 74 anos. A informação foi confirmada pela Veja.

Ewald Filho estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio, no Hospital Samaritano, em São Paulo, após sofrer um desmaio seguido de queda, causada por uma arritmia cardíaca.

Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era considerado um dos maiores nomes da crítica cinematográfica do país. Ainda criança, criou o hábito de anotar todos os filmes que via em um caderno, incluindo também o diretor, elenco, roteirista e outras informações.

O jornalista começou a carreira escrevendo para o jornal A Tribuna, de Santos, passando pelas redações do Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo. Em 1990 foi colaborador da Veja. A partir dos anos 1970, começou a se dedicar ao cinema, primeiro como ator, em filmes como As Gatinhas (1970) e, depois, como roteirista.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo