22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Morre Tia Nilia, uma das pioneiras do Paiol de Telha

imagem-125473

Da Redação

Guarapuava – A comunidade quilombola Paiol de Telha perde mais uma das suas pioneiras. Juvenilia Soares, 84 anos, morreu no final da tarde desta quarta (11). Ela estava internada no Hospital Santa Tereza. O velório está acontecendo na Capela Mortuária Santa Cruz e o sepultamento será nesta quinta (12), às 16h no Cemitério Santa Terezinha.

Tia Nilia, como era conhecida, até pouco tempo residia na comunidade quilombola na Colônia Socorro, em Entre Rios. Ela era uma das remanescentes dos herdeiros do ex-escravo Eleodoro, patrono da luta vitoriosa pela retomada das terras na original área deixada para seus descendentes. Tia Nilia viveu para ver o retorno do território quilombola a quem era de direito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.