Da Redação com Julia Cristina Nascimento Curitiba – O Festival de Teatro de Curitiba terá novamente em sua programação uma mostra universitária. A Mostra de Teatro Universitário Grutun! reuniu em 2015 mais de 2,5 mil espectadores e teve os ingressos esgotados. Para este ano, entre os dias 29 de março e 03 de abril, a programação reúne novamente inúmeras peças, entre clássicas e lançamentos, dentro da programação do Fringe, espaço democrático que permite que grupos e companhias apresentem suas criações.
“A produção universitária tem conquistado cada vez mais espaço, contribuindo para o desenvolvimento dessa modalidade de produção teatral. Esta é a sétima participação do Grutun! no festival e a segunda com a criação da Mostra Universitária. Esperamos que o sucesso de público seja atingido novamente”, explica o diretor e responsável pela mostra, Alex Wolf. Na Mostra Universitária ocorrerão 17 apresentações do em diferentes regiões da cidade.
As apresentações ocorrerão no Teuni – Teatro Experimental da UFPR, no UniBrasil Centro Universitário, ou em espaços abertos na Praça Santos Andrade. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias do Festival e diretamente no teatro, nos valores de R$ 20 e R$ 10 (confirmar), para meia entrada. Mais informações no site do Fringe (http://www.fringe.com.br/) ou no do UniBrasil Centro Universitário (http://www.unibrasil.com.br/).
SAIBA MAIS SOBRE AS PEÇAS
LIÇÃO DE BOTÂNICA / UniBrasil
Última peça escrita por Machado de Assis. Conta a história de um barão que pede para ser recebido por sua vizinha. Animada, a sobrinha da vizinha acredita que o barão vem pedir sua mão para seu sobrinho, pois ela é quem está apaixonada. Para sua surpresa, o barão pede que seu sobrinho não seja mais recebido em sua casa. Ele, o barão, um botânico, acredita que o casamento é incompatível com a ciência, e é seu plano que seu sobrinho siga seus passos como um grande pesquisador científico. Uma tia da menina finge ao velho um profundo interesse por botânica, e pede para ser sua discípula. O cientista se apaixona por ela, e reconsidera suas posições sobre o casamento e a ciência. Peça teatral que coloca as contradições entre o amor e a ciência.
Datas de apresentação:
29/03 – UniBrasil Centro Universitário às 21h
31/03 – UniBrasil Centro Universitário às 21h
FOGO MORTO / UniBrasil
Baseado na obra-prima de José Lins do Rego, mostra a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar. A partir de três protagonistas, nos apresenta um cenário de miséria, doenças, cercado por uma politicagem e prepotência policial que defendem as minorias fortes e, como saída, o povo encontra refúgio no cangaço. Texto de leitura obrigatória nos maiores vestibulares do país.
Datas de apresentação:
01/04 – TEUNI às 18h
01/04 – TEUNI às 19h30
01/04 – TEUNI às 21h
02/04 – TEUNI às 19h30
03/04 – TEUNI às 19h30
VAI E VEM DO BEM / UniBrasil
O espetáculo infantil é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN) e tem por objetivo a educação para o trânsito. A partir das aventuras da Santinha Guardalina e seu amigo Anjo Preferencial, propõe às crianças novas formas de agirem em relação ao trânsito. Guardalina e Preferencial descem todos os dias do céu para resolver os problemas criados pelo condutor Infracionário no trânsito das cidades.
Datas de apresentação:
23/03 – Praça Santos Andrade às 16h30
24/03 – Terminal de Ônibus Boqueirão às 9h
25/03 – Praça General Osório às 13h30
26/03 – Praça Rui Barbosa às 13h30
ZECA, O URUBU VEGETARIANO / UniBrasil
Para fugir da punição dos urubus, porque não gosta de carniça, Zeca, o urubu vegetariano, faz um amigo e realiza com ele o sonho de voar. Peça infantil que apresenta o verdadeiro valor da amizade e a possibilidade de ser diferente de forma divertida e bem humorada. Texto adaptado do original de Ivana Andrés para a apresentação como espetáculo de rua.
Datas de apresentação:
02/04 – Praça Santos Andrade às 11h30
03/04 – Praça Santos Andrade às 11h30
DEPOIS / UniBrasil
O texto do dramaturgo paranaense Marcelo Bourscheid fala sobre um lugar vazio onde pessoas se encontram para sempre. Onde não há mais entradas nem saídas apenas as lembranças em conflito de cada uma das personagens.
02/04 – 13h30
03/04 – 13h30
REVOLUÇÃO DAS MULHERES / UniBrasil
A peça foi escolhida para homenagear os 15 anos do Centro Universitário UniBrasil, completados neste ano. A adaptação do texto de Aristófanes é embalado pelas músicas de Rita Lee. A crítica política, as questões de gênero, os defeitos da personalidade dos homens e mulheres, entre outros assuntos são abordados de forma divertida e intercalados por números musicais.
Datas de apresentação:
02/04 – TEUNI às 16h
03/04 – TEUNI às 16h