Da Redação, com assessoria
Mais de 300 professores da rede municipal de ensino apresentaram, na 2ª Mostra Pedagógica, trabalhos desenvolvidos no programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, na Igreja Nossa Senhora de Belém, e proporcionou aos profissionais a oportunidade do intercâmbio de ideias. As atividades eram relacionadas à matemática e foram desenvolvidas nas séries iniciais.
A secretária de Educação e Cultura, Doraci Sanfer Luy, destacou os benefícios que a mostra gera para as professoras, como a interação e a socialização dos trabalhos. “A exposição demonstra a criatividade e o comprometimento das professoras”. A mostra também foi visitada por outros funcionários das escolas, além da comunidade.
O Pacto pela Alfabetização é um programa do Governo Federal que atua em parceria com estados e municípios para garantir que toda criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade. O objetivo é desenvolver atividades que complementam, de forma diferente e lúdica, o conteúdo apresentado em sala. As professoras mostraram muita criatividade com trabalhos sobre geometria e operações matemáticas, confeccionados com diversos materiais recicláveis como garrafas pets, caixas de remédio, latas, entre outros.
Eliane Terezinha Grube dos Santos é professora há 14 anos e ministra aulas na Escola do Campo Domingos de Moraes. “Os alunos aprendem mais no momento em que estão jogando, pois chama mais a atenção deles”, conta. Vanusa Frigeri também dá aulas numa escola multisseriada, a Escola Municipal Vila Palmira. Ela relata que o encontro possibilita conhecer coisas novas. “Estamos sempre buscando inovar com os alunos e através do Pacto conseguimos estender mais o que já fazemos em sala”, opina. Na primeira edição, em 2013, a exposição era relacionada à disciplina de português. A no começo da semana.