Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um homem foi preso após dirigir um veiculo em ziguezague na BR-277 próximo a Matelândia, oeste do Paraná. Após a abordagem, o motorista tentou fugir até o município de Céu Azul, mas acabou sendo perseguido e preso pela polícia. O teste do bafômetro indicou 1,02 de álcool por litro de ar expelido.
Além da direção perigosa, os policiais encontraram uma pistola calibre 380 dentro do automovel. A arma é de uso exclusivo da Polícia Civil e das Forças Armadas. O condutor foi encaminhado para a delegacia em Matelândia e a pistola foi apreendida pelos policiais.
As novas regras da Lei Seca foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012. Antes, se o bafômetro registrasse 0,13 miligramas de álcool por litro de ar expelido o motorista era liberado. Agora, a presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja.
A multa para a infração é de R$ 1.915,40 e o motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano. A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção