Tramita na Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei para isentar motocicletas de até 170 cilindradas do pagamento do IPVA. De acordo com o Governo do Paraná, autor do PL, mais de 732 mil proprietários de motos vão ter acesso à isenção, a partir de janeiro de 2025. A proposta amplia a isenção, atualmente válida para motos de até 125 cilindradas com mais de 10 anos, para todas as motos até 170 cilindradas, independentemente do ano de fabricação.
O governador Ratinho Junior destacou que a medida ajudará no orçamento das famílias e valorizará profissionais como motoboys e entregadores, fortalecendo a economia local. O projeto também inclui isenção para ônibus, micro-ônibus e caminhões movidos a gás natural ou hidrogênio até 2027, incentivando alternativas sustentáveis.
O texto será analisado por comissões da Alep antes de votação, com expectativa de aprovação ainda em 2024. Atualmente, o Paraná é o quinto estado com a maior frota de motocicletas do Brasil, e a medida beneficiará 77% das motos tributáveis no estado.
Leia outras notícias no Portal RSN.