22/08/2023
Cotidiano Cultura Em Alta

Move Samba inicia planejamento para o Carnaval 2026

Movimento quer manter autofinanciamento para garantir um carnaval popular e já planeja oficinas de samba e ensaios de bateria

Diretoria do Movimento reunida (Foto: Move Samba)Diretoria do Movimento reunida (Foto: Move Samba)

O Move Samba, movimento responsável por revitalizar o carnaval de rua em Guarapuava, já iniciou os preparativos para a festa de 2026. Em reunião na quinta (30), a diretoria do grupo definiu as diretrizes para o evento, que ocorre em fevereiro. A estratégia para o próximo ano passa por buscar o apoio estrutural da Prefeitura, que já foi sinalizado positivamente, mas, ao mesmo tempo, fortalecer o autofinanciamento para garantir a independência e o caráter popular da festa.

Pedro Teo, um dos membros da diretoria do Move Samba, explicou que a reunião serviu para organizar o cronograma, as atrações e o documento que será apresentado para oficializar o pedido de apoio ao poder público.

CARNAVAL POPULAR

O ponto central do planejamento para 2026 é manter a essência do movimento. Embora a Prefeitura tenha sinalizado apoio com estrutura (palco, som, etc.), o Move Samba fará questão de manter o modelo de autofinanciamento, buscando também apoiadores financeiros privados.

Pedro Teo lembra que o movimento nasceu dessa independência. “O movimento é autofinanciado. As bandas que tocaram no ano passado não receberam um real para isso, tocaram porque entendem da necessidade de fortalecer essa cultura do carnaval em Guarapuava.” Essa independência, segundo ele, é inegociável

para garantir uma independência do samba, para que ele não vire uma coisa institucional, mas que ela continue sendo organizada de forma popular, como o carnaval deve ser.

Carnaval de rua em 2024 (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

OFICINAS E PRÓXIMOS PASSOS

Para 2026, o formato do carnaval de rua deve ser mantido, com o tradicional cortejo que percorre as ruas da cidade até o Parque do Lago. “A ideia é manter o mesmo trajeto, inclusive passando pela rua mesmo, parando as ruas para passar esse carnaval”, adianta Pedro.

Para isso, os próximos passos práticos já foram definidos. O Move Samba começará a organizar oficinas de roda de samba “para o pessoal aprender a tocar os instrumentos, aprender a bater palma na roda de samba”, e também iniciará os ensaios da bateria para o cortejo.

O financiamento para essas ações continua vindo das rodas de samba mensais, no Buteco du Samba.

Sambistas tocam ‘Temporal’, do Art Popular (Vídeo: Amanda Borges)

SAMBA DA CONSCIÊNCIA

Pedro e o Move Samba convidam os interessados a participar não apenas do carnaval, mas de todo o processo de construção do evento. A próxima roda de samba, aliás, já está marcada para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O “Samba da Consciência” começa às 18h, no Buteco du Samba, que fica na rua Capitão Rocha, 2578.

“Convidar a todos a estar presentes no Carnaval de Rua de 2026, que a gente espera que seja maior ainda, mais festivo, mais bonito”, diz Pedro. “E também pedir para que apoiem não só a cultura, mas aqueles que fazem a cultura: os músicos, os artistas, os produtores, os costureiros, os artesãos, os bares, enfim, todos aqueles que fazem a cultura acontecer”, finaliza.

Os formulários para as oficinas devem ser disponibilizados em breve no Instagram do @movesamba.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.