A proposta do Governo do Paraná de realocar a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) movimenta Laranjeiras do Sul. Contrários ao que entendem por “fechamento da escola”, alunos, pais, professores e outros segmentos da sociedade encontram-se mobilizados para impedir a proposta da Secretaria de Estado da Educação.
A proposta encontrou eco na Assembleia Legislativa Paraná. Numa das sessões desta semana, o deputado Professor Lemos (PT) se mostrou solidário à causa popular.

Professor Lemos, deputado estadual (Foto: Orlando Kissner/Alep)
A unidade, que existe há muitos anos no mesmo prédio, atende atualmente cerca de 220 estudantes, entre jovens, adultos e idosos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. De acordo com o deputado, o prédio, apesar de alugado, passou por reformas e encontra-se em boas condições, conforme avaliação da própria comunidade escolar e do Núcleo Regional de Educação.
O parlamentar alertou que a escola foi informada recentemente sobre o fechamento previsto para o meio do ano, o que classificou como um “prejuízo sem precedentes”. Ele destacou a importância da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no combate ao analfabetismo literal e funcional. “Se o CEEBJA fechar, esses trabalhadores não terão outra oportunidade de estudar. É uma questão de dignidade e de compromisso com a educação pública de qualidade”.
ECONOMIA
A Secretaria de Estado da Educação, a pedido do Portal RSN soltou uma nota oficial nesta quinta (22). Conforme a Seed, a reorganização da oferta da EJA, não apenas em LS, pretende otimizar a estrutura física das escolas estaduais. Assim como reduzir custos com aluguel, sem comprometer o atendimento pedagógico.
Atualmente, o CEEBJA opera em um imóvel comercial alugado, adaptado para o uso educacional, com seis salas (padrão) e cinco salas de tamanho reduzido. O custo anual do aluguel é de aproximadamente R$ 78 mil. “Trata-se de um valor significativo que poderia ser reinvestido em melhorias na rede estadual”.
A medida envolve a transferência das turmas para o Colégio Estadual Gildo Schuck, instituição tradicional com capacidade para absorver a demanda, conforme avalia a Seed. A Secretaria destaca ainda que a decisão foi planejada em conjunto com os Núcleos Regionais de Educação (NREs) e as instituições escolares. Tudo com base na legislação vigente e considerando as condições físicas e pedagógicas das unidades envolvidas.
Leia outras notícias no Portal RSN.