22/08/2023



Segurança

MP e polícia desarticulam esquema para obtenção de visto americano

O Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Maringá (região Noroeste do Paraná), em parceria com o Núcleo Regional de São Paulo, e em atuação conjunta com a 9ª Subdivisão policial de Maringá, deflagraram nesta terça-feira (13) a operação “Boa Viagem”, com o objetivo de desarticular um esquema fraudulento para obtenção de visto americano. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em cinco locais em Maringá e em dois endereços em São Paulo.

O objetivo foi obter provas documentais para uma investigação em curso no Gaeco. Uma empresa estaria forjando comprovantes de bens e de rendas em nome dos usuários para demonstrar falsamente um status de idoneidade financeira ou padrão de vida que convencesse os agentes do Consulado Americano de que o visto era para turismo nos Estados Unidos, quando na verdade o intuito era mesmo de imigração para trabalho e residência.

As investigações iniciaram em julho deste ano e há indícios de diversas situações fraudulentas. Os investigados poderão responder por crime de formação de quadrilha e crimes contra o patrimônio e fé pública. Está prevista pena de até cinco anos de prisão, além de pagamento de multa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo