22/08/2023
Cotidiano

MPE Brasil destaca pequenas empresas competitivas no Paraná

Guarapuava – Premiação divide-se nas categorias: Agronegócio; Comércio; Indústria; Serviços de Educação; Serviços de Saúde; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Turismo e Outros Serviços
As micro e pequenas empresas do Paraná podem participar do MPE Brasil 2009 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, premiação concedida anualmente e que reconhece as empresas que mais se destacam em quesitos como qualidade da gestão e capacidade empreendedora. Empresários interessados em participar do Prêmio devem fazer a inscrição e preencher o questionário de autoavaliação até o dia 17 de agosto. Todas as empresas inscritas concorrerão à premiação estadual. As classificadas disputam a etapa nacional, que acontece em 2010.
O questionário de autoavaliação, baseado no Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), está disponível nos escritórios do Sebrae/PR, onde consultores da entidade vão conceder consultorias gratuitas para preenchimento do documento. Outra opção é realizar a inscrição pelo site www.premiompe.sebrae.com.br. A premiação divide-se nas categorias: Agronegócio; Comércio; Indústria; Serviços de Educação; Serviços de Saúde; Serviços de Tecnologia da Informação; Serviços de Turismo e Outros Serviços.
As empresas candidatas têm a opção de se inscreverem também ao prêmio especial “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social”, um reconhecimento às empresas que atuam para preservar o meio ambiente e desenvolver as comunidades nas quais estão inseridas.
O coordenador estadual de Atendimento do Sebrae/PR, Emerson Cechin, diz que o Paraná é um estado que tem se destacado pela qualidade das empresas inscritas e, também, pela quantidade de empresas que efetivamente realizam sua inscrição, com o preenchimento do questionário de autoavaliação. “O questionário já proporciona um diagnóstico da empresa e auxilia o empresário a promover ações corretivas na gestão empresarial. O MPE Brasil não significa apenas a premiação, mas a oportunidade do empresário fazer uma reflexão sobre como está a sua gestão e assim promover a evolução da empresa”, avalia Cechin.

Destaque
A última edição do Prêmio contou com a participação de mais de 1,3 mil empresários em todo o Paraná. Duas empresas paranaenses ficaram entre as vencedoras nacionais na última edição do MPE Brasil. A FBITS Desenvolvimento de Software venceu na categoria Serviços de Tecnologia da Informação e a Vininha Fast Food na categoria Comércio. As duas empresas ficam em Curitiba.
Já Armando Pertuzati, proprietário da Fazenda Cruzeiro, localizada em Francisco Alves, na região oeste, e um dos vencedores da etapa estadual do MPE 2008, ficou em segundo lugar no Brasil, na categoria Agronegócio. Pertuzati, que produz soja, milho, ovinos e caprinos, colocou em evidência um setor importante para o Paraná, além de ser um exemplo concreto de que o agronegócio também se preocupa e investe em gestão.
O Prêmio MPE Brasil 2009 é realizado em 24 estados do Brasil e tem o objetivo de promover o aumento da qualidade, produtividade e competitividade entre as empresas, além de disseminar os conceitos e as práticas de gestão. No Paraná, o Prêmio ainda é realizado em etapas locais, nas cidades de Cascavel e Londrina, e em etapa regional com empresas da região sudoeste.

Parceria de peso
O Prêmio de Competitividade MPE é uma parceria do Sebrae, Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gerdau, Petrobras, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.