22/08/2023


Cotidiano

MPPR alerta para fogos de artifícios na virada do ano

Orientação é para que quem manusear esse tipo de artefato, observe todas normas de segurança

fogos_de_artificio

A queima de fogos de artifício, apesar de proporcionar um belo espetáculo aos olhos, é outra questão que costuma causar transtornos neste período do ano. A orientação do MPPR é para que quem manusear esse tipo de artefato, observe todas normas de segurança, já que os acidentes com fogos podem deixar lesões graves, envolvendo inclusive amputação de membros e, nos casos mais graves mortes – sem mencionar ainda os problemas relacionados a animais de estimação, que ficam muito incomodados pelo barulho.

Atenção especial deve ser direcionada às crianças. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda de fogos que possam causar algum dano para as crianças e adolescentes. É permitida a comercialização para esse público das populares bombinhas e traques, já bombas, pólvora e rojões, se vendidos a menores de idade, podem ensejar em pena de seis meses a dois anos de reclusão ao comerciante. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente destaca, em sua página na internet, alguns cuidados que devem ser tomados em caso de manuseio de fogos de artifício, veja aqui.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo