22/08/2023


Paraná Saúde

Mulher de 39 anos tem 1º caso de reinfecção do coronavírus no Paraná

A reinfecção ocorreu com intervalo de 254 dias. A mulher pegou o vírus que circulou em 2020. Agora a reinfecção ocorreu com a variante P.2

lacen gov

A reinfecção ocorreu com intervalo de 254 dias (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Paraná registrou nessa quarta (17), a primeira reinfecção para o vírus Sars CoV-2. A confirmação veio pela Secretaria de Estado da Saúde. Assim, uma mulher de 39 anos, residente em Curitiba, teve a primeira amostra coletada no dia 15 de junho de 2020. A segunda ocorreu em 24 de fevereiro de 2021. E a paciente positivou para a infecção nas duas ocasiões.

O sequenciamento genômico do vírus ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O caso de reinfecção teve a primeira confirmação para a linhagem B.1.1.28 (entre as primeiras que circularam no ano passado) e a segunda para a P.2 (variante da B.1.1.28). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os resultados tiveram intervalo de 254 dias. Conforme protocolos do Ministério da Saúde, após três meses pela infecção do mesmo vírus ou suas derivações o caso é de reinfecção.

COVID-19 AVANÇA

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o vírus está em franca e comunitária transmissão. “Por isso, temos que continuar com os cuidados, mantendo a etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando as mãos. Evitar sair de casa, aglomerações, mesmo quem já tomou a vacina”.

Conforme a Sesa, houve ainda 10 novos casos da variante P.1 (Amazonas) e um caso da variante B.1.1.7 (Reino Unido). Por fim, ao todo, o Paraná já confirmou 43 casos da variante P.1 e três casos da variante B.1.1.7. Todos os casos permanecem em investigação epidemiológica.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo