22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Mulheres atendidas pelo Cram terão transporte gratuito em Guarapuava

O Programa Mobi Mulher também atenderá mulheres em situação de vulnerabilidade que participam de cursos da Secretaria da Mulher

Programa-Mobi-Mulher-2-scaled

Mulheres atendidas pelo Cram terão transporte gratuito em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) da Prefeitura de Guarapuava lançou nessa quarta (7), o Programa Mobi Mulher. Por meio do programa, mulheres em situação de vulnerabilidade terão vale-transporte gratuito no município.

O benefício destina-se para mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e que participam de cursos da Secretaria da Mulher. Cerca de 480 moradoras serão beneficiadas. De acordo com a secretária Priscila Schran, o Programa surgiu por meio da Lei Ordinária 3392/2022.

Foi definido que a quantidade de vale-transporte, para usuárias matriculadas em cursos profissionalizantes, dependerá da duração do mesmo, somando os trajetos de ida e volta do local do curso.

Já para as mulheres atendidas pelo Cram, ocorre a soma dos trajetos de ida e volta quando houver acompanhamento pela equipe técnica. Entretanto, haverá um limite de 16 vales-transportes por mês, para cada mulher. Além disso, os filhos e dependentes dessas mulheres também receberão o Mobi Mulher, garantindo que as mesmas não fiquem desamparadas caso necessitem levá-los junto.

Por fim, para adquirir o cartão Mobi Mulher, as interessadas passarão por avaliação técnica com assistente social para garantir o cumprimento dos critérios da Lei. Para 2024, a expectativa é que 14 mil vales-transportes sejam entregues, alcançando aproximadamente 1.500 mulheres.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.