22/08/2023


Cotidiano Em Alta Guarapuava

Mulheres ganham mais uma batalha contra o assédio

Combate ao assédio e à importunação nos ônibus tem lei municipal em Guarapuava e Procuradoria da Mulher provoca legislação estadual

Mulheres podem viajar tranquilas (Foto: Canva)

Uma lei municipal que vigora em Guarapuava desde 2018 ganha um impulso estadual. Se em Guarapuava há o combate ao assédio e à importunação em ônibus do transporte coletivo, agora essa prevenção se estende ao Paraná. É que a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 122/2023.

Pela proposta nos ônibus haverá assentos exclusivos para mulheres no transporte coletivo intermunicipal. A matéria votada na terça (21) tem a autoria da bancada feminina, incluindo Cristina Silvestri, e mais três deputados. De acordo com a Procuradoria da Mulher em Guarapuava, houve o pedido de um estudo às deputadas estaduais.

A medida resulta de mulher que buscou apoio da Procuradoria da Mulher. Conforme a Procuradora, vereadora Bruna Spitzer (PP), a mulher sofreu a agressão de um passageiro durante uma viagem. O homem, que sentava ao lado dela, passou a acariciá-la enquanto dormia.

A diferença é que na lei Lei  2857 de autoria da vereadora Professora Terezinha Daiprai (PT), em vigor em Guarapuava, prevê-se apenas ações como cartazes informativos nos ônibus. Já no projeto estadual as passageiras vão poder sentar ao lado de outra mulher.

As companhias de transporte coletivo poderão alocar as passageiras em poltronas diferentes daquela marcada durante a compra, para que elas se sentem ao lado de outras mulheres. A fiscalização ficará a cargo dos órgãos estaduais que cuidam desse setor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo