22/08/2023



Geral Região

Mulheres trabalham na pavimentação da PR 459

imagem-110233

Da Redação, com Odair José 

Reserva do Iguaçu – A obra de pavimentação asfáltica da PR 459, trecho entre Reserva do Iguaçu e Pinhão, avança a cada dia que passa. Quem transita pela rodovia confere de perto o trabalho das máquinas e dos operários, mas o que muita gente não sabe é que tem mãos femininas ajudando a construir o grande sonho dos reservenses e da população da região.

A obra já tem trazido benefícios à população de Reserva do Iguaçu mesmo antes de ser concluída, movimentando o comércio local e empregando a mão de obra reservense, que antes precisava se deslocar para outras cidades e até mesmo para outros estados para trabalhar.

Cerca de 80% da mão de obra empregada é do município, sendo que o restante são funcionários remanejados pela empreiteira ou que tiveram seus empregos viabilizados pela Agência do Trabalhador de RI. A maioria das vagas foi ocupada por homens, mas algumas mulheres se encorajaram a trabalhar na obra e hoje são exemplos de qualificação do trabalho feminino.

Esse é o caso de Nilsa Romaniw, que diante da oportunidade da vaga de emprego decidiu, mesmo sendo mulher, enfrentar o calor do sol e a poeira da estrada de chão que está se transformando em asfalto. Durante entrevista na tarde da última terça (12), ela contou que ocupa a vaga de apontador e comentou da alegria, enquanto munícipe e trabalhadora, de estar contribuindo para o desenvolvimento do município e também da região.

“Nosso povo que trabalha aqui na obra está muito feliz, porque sabe que no final do mês pode contar com o salário e que não precisa buscar emprego fora do município. Para muitos que passam pela obra é uma grande surpresa ver uma mulher trabalhando em um serviço que é considerado de homens, mas me sinto feliz e orgulhosa de poder estar contribuindo com a realização deste sonho. Quero me aperfeiçoar cada vez mais e ir para frente, e quem sabe trabalhar em outras obras”, disse Nilsa.

ANDAMENTO DA OBRA

As obras de pavimentação da PR 459 seguem ininterruptas. De acordo com informações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), estão sendo executados os serviços de terraplanagem, construção de valas para drenagem, instalação de galerias pluviais, conformação de subleito e a colocação da sub-base e da base em novos pontos da rodovia.  13 dos 25 quilômetros já foram pavimentados, o que significa que mais de 50% da obra já foi concluída.

Paralelamente aos serviços de pavimentação, está sendo realizada a ampliação da ponte de concreto armado sobre o Rio Reserva e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Capão Grande, obras iniciadas nas últimas semanas. Já alcançaram a marca de 50% do trecho de 25 quilômetros.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo