O enxadrista, publicitário, poeta e músico guarapuavano, Hermes Kaminski, terá homenagem póstuma. Um dos organizadores do Mundial de Xadrez, sediado pela cidade, em 1992, várias vezes campeão da modalidade, Polaco – assim era chamado entre amigos – será lembrado com um memorial durante o IRT Rápido & Blitz da modalidade. A celebração para Hermes será no hall de entrada do Teatro Municipal de Guarapuava e reunirá o xadrez, a literatura e a música.
O curador da parte literária será o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buschmann. Já a curadoria musical está a cargo de Leila Kaminski, uma das filhas de Hermes. De acordo com Leila, a exposição será montada na entrada do Teatro Municipal de Guarapuava pela Academia Paranaense de Letras. O enxadrista Jaime Sunye também participa da homenagem.
Entretanto, para reunir o máximo de material, Leila pede que amigos que possuam textos, fotografias, letras de músicas ou qualquer outro material de Hermes que cedam para o memorial.
O CAMPEONATO
O campeonato está sendo organizado pelo Centro de Excelência de Xadrez (CEX) com apoio da Federação de Xadrez do Paraná e Prefeitura de Guarapuava. Será entre 8 e 11 de agosto e terá R$ 20 mil em prêmios.
Porém, a inscrição está sendo exclusivamente mediante preenchimento do formulário. A ficha está sendo disponibilizada na página da Fexpar. Entretanto, somente será homologada e inserida no programa de emparceiramento após a comprovação de pagamento.