22/08/2023
Geral Região

Município de Candói faz limpeza de galerias pluviais

imagem-134453

Da Redação, com assessoria

Candói – A Prefeitura de Candói, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, está intensificando nesta semana, a remoção de entulhos e de lodo em diversos pontos críticos das galerias pluviais na sede do município.

O sistema utilizado para a limpeza das galerias é feito através de equipamentos de hidrojateamento que consiste na aplicação de jato de água com altíssima pressão, destruindo os objetos que estão causando a obstrução. Com a realização dos serviços as redes de captação de águas pluviais terão mais eficiência reduzindo significativamente os pontos de alagamento.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Projetos Urbanismo e Habitação, Luciano Henrard, a contribuição da população é muito importante para evitar a obstrução das galerias. “É importante que os moradores tenham consciência de jogar lixo, entulhos, depósito incorreto de materiais de construção, principalmente areia e terra retirada das obras nas encostas e terrenos baldios, nos passeios públicos e muitas vezes na própria pista da rua, porque esses materiais são levados para as redes de drenagem, junto com a água da chuva, causando muitos transtornos para a própria população”, afirma o secretário.

O prefeito de Candói Gelson Costa foi o pioneiro à realizar esse tipo de serviço no município. Ainda no ano passado, realizou a primeira etapa dos trabalhos, tendo sido constatado um ótimo resultado, pois além de propiciar a eficiência do funcionamento das redes de captação, garante maior vida útil dos pavimentos asfálticos.

Com a ação, a Secretaria de Urbanismo por meio do Departamento de Engenharia está fazendo o levantamento das tampas de caixas de captação e poços de visita, que estão danificadas, para posteriormente fazer a troca.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.