Com a chegada das vacinas contra a covid-19 nessa terça (19) para a 5ª e a 4ª Regional de Saúde, alguns municípios da Região já começaram a vacinação. Em Irati, Laranjeiras do Sul, Boa Ventura de São Roque, Prudentópolis, entre outros, as primeiras pessoas vacinadas são da área da saúde e fazem parte da linha de frente contra o vírus. Outros municípios ainda estão se preparando para começar a imunizar a população.
IRATI
Em Irati, na primeira etapa serão 1.437 pessoas a serem vacinadas. De acordo com o Portal Clique, o primeiro a receber a dose foi o médico e provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrizut Neto. A aplicação foi feita pela técnica em enfermagem, Adriana dos Passos.
As doses desembarcaram no aeroporto de Guarapuava, onde foram recebidas pelo diretor da 4ª Regional de Saúde, Valter Trevisan, pelo prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Junior Benato e pela prefeita de Fernandes Pinheiro e diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), Cleonice Schuck.
A cerimônia em Irati contou com representantes dos nove municípios que integram a 4ª Regional. Além das doses da vacina, cada um levou os insumos que foram disponibilizados pelo Governo do Estado e chegaram a Irati no último domingo (17). O primeiro vacinado ressaltou que os cuidados devem ser mantidos pela população, como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos até que a pandemia seja controlada.
Estamos no início, imunizando aqueles que cuidam de quem está doente. A vacina vem para fazer o tratamento, curar e evitar que o vírus se propague.
Conforme Obrizut, é necessário que 70% da população esteja imunizada para que a circulação do vírus seja controlada. “Até lá devemos nos proteger”. Ele também afirma que todos os profissionais de linha de frente ao combate a covid-19 serão vacinados na Santa Casa.
LARANJEIRAS DO SUL
Em Laranjeiras do Sul, a primeira a receber a dose foi a enfermeira chefe do setor de epidemiologia, que coordena as equipes da linha de frente, Patricia Massuqueto.
Logo depois também foram vacinados o médico, que atende na unidade da Barão e também no Hospital, Gerson Geraldo Nogueira e a técnica de enfermagem Claudete Maria Fávero. Emocionada, Patricia afirmou que se sentiu representando todos os profissionais da enfermagem. “Essa é uma esperança que vem a somar com todas as medidas preventivas que estamos tomando”.
Laranjeiras do Sul recebeu mais de 400 doses da vacina. De acordo com a Rádio Educadora FM, nesse primeiro momento serão vacinados 195 trabalhadores da saúde. Assim, 33 pessoas que trabalham ou moram na casa de repouso São Francisco Xavier e 175 indígenas.
BOA VENTURA DE SÃO ROQUE
Em Boa Ventura de São Roque, município da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, a primeira a tomar a vacina foi a Rosimery Aparecida Dalzotto. Rosimery é auxiliar de enfermagem e atua na saúde há 24 anos, sendo também linha de frente no combate do vírus. Já a enfermeira Amanda Terra foi a segunda a ser vacinada no município.
Por fim, Miriam Duarte, técnica de enfermagem que aplicou as doses, sendo a terceira vacinada.
PRUDENTÓPOLIS
Já em Prudentópolis, a vacinação começou nesta quarta (20) e a primeira a receber a vacina foi a enfermeira Solange Kuchla Beledeli, de 42 anos. Solange é a enfermeira responsável pelo Centro Municipal de Saúde. Neste primeiro lote, a Prefeitura recebeu 445 doses e a prioridade será para profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente contra o coronavírus e idosos das ILPI’s (Asilos), que serão vacinados “in loco”.
Os próximos a serem vacinados serão os idosos de 75 anos ou mais e os demais profissionais de saúde, no sistema “Drive Thru”. A vacinação ocorrerá no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert para os moradores da área urbana e com equipes volantes de vacinação para as áreas rurais, com datas e horários a serem divulgados.
VIRMOND
PITANGA
NOVA LARANJEIRAS
TURVO
PINHÃO
Durante a tarde de hoje (20), a Dr. Mariane Cristina de Oliveira de 32 anos foi a primeira a ser vacinada em Pinhão. Ela é médica e atua como clinica geral, sendo linha de frente na pandemia.
Leia outras notícias no Portal RSN.