Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-71429

Museu de Ciências Naturais de Guarapuava pode ser reaberto este ano

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

imagem-71429

Foto: Arquivo RSN/2013

Um projeto em fase final de desenvolvimento pode fazer que o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava volte a receber visitação ainda este ano. Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, o projeto prevê a revitalização do prédio no Parque das Araucárias.

Desde quando o museu foi fechado, em agosto de 2012, a estrutura do prédio vem sendo depredada por vândalos.

De acordo com informações da assessoria de comunicação da prefeitura, o projeto está em fase final de viabilização. Após esta etapa, uma licitação será aberta para que a empresa responsável pela reforma do prédio seja selecionada.


Foto: Portas do museu apedrejadas por vândalos. Reprodução: Luis Filipe Marcondes

A criação do museu partiu de uma parceria entre a Fundação Professor João José Bigarella, a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a prefeitura de Guarapuava em 1997. Antes de fechar em 2012, ele guardava peças como os primeiros fósseis encontrados no Paraná; conchas do mundo inteiro, rochas diamantíferas da África do Sul, além do acervo entomológico Hipólito Schneider.

A assessoria de comunicação ainda informou que, quando as atividades do museu foram encerradas, a Unicentro removeu o acervo do prédio para que ele não fosse alvo de assaltos e depredação.

Compartilhar