22/08/2023
Cotidiano

Mutirão da Cidadania atende a população da região central, em Turvo

imagem-50743

O Governo do Paraná realiza, neste fim de semana, em Turvo mais uma edição do Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação. É a primeira vez que o município da região central do Estado recebe a feira de serviços gratuitos.

Localizado em uma das regiões mais necessitadas do Estado. Turvo possui 14 mil habitantes. Seis dos sete municípios que compõem a região estão entre os 70 mais pobres do estado e quase metade das famílias é considerada pobre. “São números demonstram a importância de levarmos o Mutirão da Cidadania para atender uma população extremamente carente”, afirmou o secretário de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreber, na abertura do Paraná em Ação.

O Paraná em Ação reúne vários serviços sociais como a confecção gratuita de documentos ( RG, CPF, carteira de trabalho) e exames médicos, odontológicos e nutricionais em mesmo lugar, facilitando assim o acesso da população. Segundo o secretário, o engajamento e a mobilização das pessoas em torno do evento é muito grande. “Nosso programa foi desenvolvido para atender preferencialmente as pessoas que estão nos grandes bolsões de pobreza e que vivem esquecidas e marginalizadas pela sociedade”, afirmou.

 

Para o prefeito de Turvo, Marcos Seguro, o regstae da cidadania e, consequetmente, da dignidade das pessoas sempre foi uma prioridade da sua administração. "Todas as ações que desenvolvemos desde o nosso primeiro mandato é votado para o cidadão", confirma.

Além das população de Turvo, a feira de serviços recebe também caravanas que vem dos municipios vizinhos. Mais de 350 pessoas de Iretama, Nova Tebas, Santa Maria, Boa Ventura de São Roque e Guarapuava foram ao evento. E duas comunidades indígenas Kaigangue e Guarani, com 193 pessoas, também foram da Feira. 

O resgate da cidadania é o foco principal desse programa que, ao longo dos anos que o programa existe já beneficiou milhares de paranaenses com a emissão gratuita de carteiras de identidade, CPF, e carteiras de trabalho.

O programa oferece inscrição e contagem de tempo de serviço, orientação sobre documentos necessários para benefícios e habilitações da previdência e ainda serviços judiciários e extrajudiciários, como separação judicial, divórcio consensual, reconhecimento e dissolução instável, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade e inscrição para casamento coletivo.

Cuidados com a saúde e bem estar também são oferecido à população que conta com equipe treinada para aplicar testes e avaliação física, pressão arterial, teste de glicemia, urina, acuidade visual, orientação sobre saúde bucal, sobre a saúde da mulher.

Também estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Turvo Antônio Marcos Seguro, Prefeito de Pitanga, Altair Zampier Prefeito de Santa Maria do Sudoeste, Claudio Leal, presidente da Câmara Raul Correia de Matos e secretários municipais e demais autoridades.

Foto: assessoria SERC

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.