22/08/2023



Cotidiano Região Saúde

Mutirão de limpeza vai movimentar Cantagalo contra a dengue

Cantagalo já soma 6 casos de dengue. Por isso, as equipes da prefeitura vão percorrer os bairros do município entre os dias 25 e 29 de abril

dengue

Mutirão de limpeza vai movimentar Cantagalo contra a dengue (Foto: Arquivo/RSN)

O Paraná declarou estado de epidemia da dengue depois do aumento de casos da doença. Por isso, os municípios têm se engajado para combater o mosquito e em Cantagalo, não será diferente.
Isso porque, o município registrou seis casos positivos, sendo cinco considerados importados. Ou seja, pacientes que viajaram e adquiriram a doença em outra cidade. Por outro lado, há um caso autóctone, sendo um paciente que adquiriu a doença na área da casa dele.
Além disso, desde janeiro, o Brasil contabilizou 323,9 mil casos prováveis de dengue e 79 mortes pela doença. Os números, disponíveis no último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, revelam um aumento de 85,6% nas infecções por esse vírus em relação ao mesmo período de 2021.
Desse modo, a prefeitura de Cantagalo vai movimentar o município com um mutirão de limpeza dos dias 25 a 29 de abril. Conforme o cronograma abaixo:
25/04- Vilas Verde, Nova, Maria Augusta e Dariana;
26/04- Jardim Social;
27/04- Jardim Santana e Centro;
28/04- Vilas Rural, Diogo e Chemim;
29/04- Vila Caçula e Cinderela.

EPIDEMIA

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha. Isso inclui contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.
Entre 2019 e 2020, o Paraná enfrentou uma das piores epidemias de dengue da história, desde que começou o monitoramento, em 1991. Dessa forma, o secretário de Estado da Saúde, César Neves, afirmou que as equipes da Saúde vão executar um trabalho intenso para impedir a propagação da doença.

Nossas equipes já estão em campo nas Regiões onde prevalece o maior número de casos, orientando a população. Assim, estamos promovendo tutoriais voltados aos médicos para esse enfrentamento, para que haja o diagnóstico assertivo. Por isso, precisamos reavivar os métodos de combate da dengue. Aquele vaso de água, de entulho, na cisterna de captação de água, isso porque, o criadouro do mosquito pode estar lá.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo