22/08/2023


Cotidiano Região

Mutirão em Turvo promove cadastro de carteirinha de autistas

Em Turvo, o mutirão tem atendimento até sexta (19). Já em Pitanga, o Dia D será nesta quarta (17), a partir das 8h30, no Centro do Idoso

Mutirão da carteirinha do autista (Foto: Reprodução/Pexels)

Reforçando a campanha do ‘Abril Azul’, a Prefeitura de Turvo está promovendo um mutirão de cadastros para a carteirinha dos autistas. A ação ocorre no Centro de Avaliação e Atendimento Psicopedagógico até sexta (19). Com a carteirinha, as pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) contam com prioridade e atenção especial no atendimento público e privado.

Para a emissão é necessário levar RG e CPF do autista e do responsável, foto 3×4 digitalizada e recente do autista, exame do tipo sanguíneo digitalizado e laudo médico. O laudo deve conter os dados do paciente, a classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID), bem como a assinatura e carimbo de identificação CRM do médico responsável.

A Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social emite o documento para a população de Turvo. Vale lembrar que o Centro de Avaliação e Atendimento Psicopedagógico fica no subsolo da Câmara Municipal de Vereadores.

PITANGA

A Prefeitura de Pitanga também promove o Dia D do Abril Azul nesta quarta (17) para emissão da Carteirinha do Autista. A comunidade pode ir até o Centro de Convivência do Idoso, a partir das 8h30 até 16h30. O departamento fica na Travessa João Ferreira Leite, quase em frente ao Cras.

De acordo com a Prefeitura, a ação será em horário estendido, inclusive no horário do almoço. Haverá o cadastro e o encaminhamento dos documentos para emissão da carteirinha pela equipe do Cras. O autista e o responsável deverão comparecer em posse dos documentos. Além disso, a prefeitura vai orientar as famílias sobre o autismo.

O mutirão conta com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde. Assim como a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e do Núcleo de Instância Avançada de Pitanga.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo