22/08/2023
Paraná Política

Na Fiep, Rosinha diz que seu governo “será de programas e não de clientes”

Candidato ao Governo pelo PT disse que seu governo será republicano

FIEPROSINHA-IMG

Dr. Rosinha n a Fiep (Foto: Foto: Henry Milleo)

Os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas participaram de uma sabatina na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), com a presença da diretoria, de representantes de sindicatos e de empresários do setor de indústrias e comércio.

Dr Rosinha iniciou sua fala lembrando que seu último cargo foi o de Alto Representante do Mercosul e que nem o governo e nem a FIEP o procuraram.

“Apenas o setor de brinquedos me procurou e pude contribuir com eles para desenvolver potencialidades para exportação. Temos que colocar o Paraná junto ao Mercosul pensando em desenvolvimento industrial, exportação e parcerias”, destacou o candidato.

Outra crítica feita foi a respeito da inexistência de um planejamento a longo prazo por partes dos governos. “É preciso sentar com o setor produtivo e elencar as potencialidades e amarrar um projeto para 20, 30 anos”. Rosinha aproveitou para dizer que fará um governo republicano, com diálogo com todos, mas sem privilégios. “Farei um governo de programas. Não haverá empresário cliente nem prefeito cliente. Será republicano”.

Aproveitou para dizer que sem parceria com setores importantes da sociedade, não há programa que funcione. “O ex-presidente Lula teve um governo republicano, programas nacionais. Pretendo trabalhar em cima de um programa construído em parceria com as universidades públicas, os setores da sociedade”, afirmou.

Rosinha fez a leitura dos relatórios de pesquisa publicados ano a ano pela FIEP. Chamados de Relatórios de Sondagem Industrial, buscam as percepções dos empresários e industriais a respeito da conjuntura. “Eu estudei o material de vocês e o recorde de expectativas e percepção positiva está no Governo Lula, segundo gráfico do relatório. Desta forma, é preciso retomar este otimismo”, declarou. É possível verificar estes dados neste material da FIEP.

PROPOSTAS

Cada um dos candidatos e candidata presentes recebeu um documento elaborado pela Fiep, o Master Plan, contendo 108 propostas. Edson Campagnolo, presidente da entidade, explicou que o documento tem como objetivo, desde já, apresentar sugestões aos possíveis governadores para incentivar a competitividade da indústria local.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.