22/08/2023
Esportes

Na lanterna do paranaense, CAD busca reconstrução da equipe

Fortalecer a base e manter-se na Chave Ouro do estadual são os objetivos da equipe

cad

Depois da derrota por 5×0 contra o Campo Mourão, em casa, no último sábado (12), a equipe do Agricopel Imperium Futsal CAD Guarapuava joga na noite desta terça feira (15), às 20h, no Joaquinzão. Pela 9ª rodada do 1º turno do Campeonato Paranaense de Futsal, da Série Ouro 2018, a equipe guarapuavana enfrenta o forte adversário Cascavel, um dos cinco times do estadual que disputam a Liga Nacional de Futsal.

Um confronto historicamente de vitórias para o clube guarapuavano, em 2010, o CAD conquistou seu primeiro título paranaense em cima da equipe cascavelense. Quatro anos depois, novamente, o clássico tradicional resultou no bicampeonato guarapuavano em cima da equipe do oeste. Mas, longe dessa expectativa, o confronto de hoje tem ares bem menos otimistas.

A realidade do CAD no campeonato, na última colocação, amargando o montante de sete derrotas, um empate e nenhuma vitória, foi o tema central da entrevista de Jocemar de Proêncio, o Japa, supervisor técnico da equipe ao Portal RSN.  “É um clássico tradicional, mas hoje, estamos conscientes de que a realidade é diferente”, disse Japa.

O supervisor técnico do CAD, Jocemar de Proêncio, o Japa, em entrevista ao Portal RSN (Foto: Nádia Moccelin/ RSN)

A realidade do time, atualmente, segundo o supervisor técnico, é de reconstrução. A equipe, que já alcançou resultados expressivos e que possui uma história de tradição no Futsal, a nível nacional, precisa agora se reestruturar. O primeiro passo foi a desistência da disputa da Liga Nacional neste ano.

“O CAD deu um passo atrás, para retornar daqui um ano, dois anos, ainda mais forte. Temos 23 anos de existência, é uma história longa: tri campeão paranaense, cinco ligas nacionais disputadas e a gente não poderia acabar assim. Temos uma nova diretoria que assumiu e está recomeçando, estruturando os setores do grupo gestor e a equipe do futsal. Sabemos que nossa equipe é limitada devido à baixa idade do elenco, mas estamos arrumando as peças para começar a vencer”.

Na equipe atual do CAD, o jogador mais velho à disposição do treinador Foca possui 23 anos. No campeonato paranaense, a média de idade das 13 equipes é de 28/29 anos. A falta de experiência dos jogadores é sentida pela equipe, principalmente no primeiro tempo dos jogos, como na última partida.

“Foi reconhecível que os meninos sentiram por jogar com uma equipe experiente. No segundo tempo jogamos muito bem, tanto que não tomamos mais gols, vimos o amadurecimento. Nosso trabalho é árduo e a longo prazo. Ficamos chateados, claro, ninguém gosta de perder e também pela história do CAD, ver uma equipe tri campeã paranaense adquirir resultados assim. Mas considerando nosso elenco, buscamos trabalhar na virtude da juventude, a força, a garra, a determinação, nunca desistir, isso que trabalhamos”.

Das 13 equipes do paranaense, uma delas deve cair para a Chave Prata do estadual. No atual momento, a posição é ocupada pelo time guarapuavano. A menos de um mês para o final do 1º turno da competição, Japa reiterou o mais forte objetivo da equipe para o campeonato 2018: manter-se na Chave Ouro.

“Temos que ser realistas, é lutar para não cair para a chave prata. Temos jogos para recuperar na competição. Hoje vamos em busca da vitória, temos a volta do Luciano Gaúcho, nosso fixo que foi expulso em Toledo e volta hoje. Nosso goleiro está com lesão e não joga. Quem entra é o Fernando, que jogou contra o Pato Branco. Esse elenco vai lutar em quadra”.

O jogo de hoje contra o Cascavel integra uma sequência árdua de confrontos para a equipe do CAD. Além do Campo Mourão, no último sábado, e da equipe cascavelense nesta noite, os próximos jogos serão de disputas contra o Marreco, em Francisco Beltrão, e contra a equipe do Marechal Cândido Rondon, posteriormente, em Guarapuava.

Para que se cumpra o objetivo principal da equipe, a disputa direta do CAD é contra o Toledo, time com o qual, neste 1º turno o Agricopel Imperium Futsal CAD Guarapuava já jogou e não conseguiu a vitória.

Mesmo assim, diante das adversidades e das condições atuais desfavoráveis, Japa ressalta que o trabalho precisa ser considerado a longo prazo e que, diante de tal perspectiva, a equipe de Guarapuava está bem encaminhada.

“Estamos com um trabalho de base com o Sub-15 e o Sub-17. Queremos fortalecer nossa base, nosso alicerce. Temos o planejamento de que em 2020 retornaremos para a Liga, e 2021, vir com equipe forte para conseguir o objetivo da quarta estrela paranaense. Estamos a campo, buscando mais patrocinadores. Se temos mais, conseguimos trazer atletas experientes. Sabemos que a torcida está acostumada com times fortes, pela história do CAD. Mas temos o pé no chão e vamos nos reerguer”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.