22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Não há previsão para início da vacinação de crianças em Guarapuava

Saúde aguarda a compra das vacinas por parte do Governo Federal, já que as doses são diferentes para as crianças

vacina-18-scaled

O Governo Federal ainda deve comprar as doses para imunizar este público (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A Secretaria de Saúde de Guarapuava informou nesta sexta (17), que não há previsão de vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou nessa quinta (16), a aplicação neste público. Porém, o Governo Federal ainda não adquiriu as doses.

Isso porque, o imunizante da Pfizer, permitido em crianças, possui dosagem diferente daquele aplicado na população adulta. E ainda, não está disponível no Brasil. Por isso, não há previsão de quando a vacinação para este público será feita.

NOVA FASE DA CAMPANHA

O anúncio da Anvisa acalmou os pais e responsáveis que aguardavam a imunização dos menores. Contudo, a agência estabeleceu regras para que esta faixa etária receba a dose. Desse modo, só serão aplicados 10 microgramas, uma quantidade inferior do que em adultos. Inclusive, não deve ser feita a diluição da dose adulta para as crianças.

Além disso, a Agência ainda recomendou que não fosse feita a aplicação de doses diferentes. Agora, os municípios aguardam a chegada de um lote específico para este público.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.