Se não fossem as vitrines enfeitadas para o natal no comércio da cidade, arriscaria dizer que estamos no início do outono em Guarapuava. Mas não se confunda. Enquanto no hemisfério norte o natal é marcado por frio e neve – aliás a referência que temos desde a infância assistindo TV e filmes com temas natalinos – no Brasil é o contrário. Faz muito calor.
Faz calor, mas nem sempre em todas as Regiões do país. Em Guarapuava por exemplo, quase nunca faz calorão. Aqui é possível dizer que faz frio o ano inteiro. São poucos os dias de calor que os moradores dizem ser escaldante. E faltando uma semana para o natal, e apenas quatro dias da estação mais quente do ano, Guarapuava amanheceu com temperaturas baixas.
A quarta (18) começou com ventos fortes e friozinho fora de época esta época do ano. Se bem que frio aqui não tem época muito certa. Quem mora na cidade, sabe do que a gente está falando. Assim, a mínima registrada na cidade foi 14°C. As rajadas de vento chegaram a quase 60 Km/h em alguns momentos, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Às 15h30 da tarde de hoje, os termômetros marcavam 20°C
VERÃO COM CARA DE OUTONO
E se você pensa que vai esquentar, pode esquecer. Ao menos, por enquanto. O verão vai demorar um pouquinho mais para dar as caras por aqui. Isso porque amanhã (19) não será diferente. Os termômetros marcam o mesmo de hoje pela manhã, e atinge máxima de 21º C.
O verão começa domingo (22) às 1h19. O dia é conhecido como Solstício de Verão, que é o período em que o Hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol, ou seja, com maior incidência dos raios do astro rei. Mas em Guarapuava, o domingo deve ser de tempo chuvoso e com temperaturas amenas.
Assim, estará mais para outono do que para o verão. As temperaturas variam entre 17° C e 23° C. A estação que é marcada por dias mais longos que as noites, clima quente e chuvas constantes, por enquanto só trouxe a chuva. Então, que venha o restante do verão.
Leia outras notícias no Portal RSN.