22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Saúde

Neste sábado tem mutirão para hipertensos e diabéticos na UBS Vila Carli

O mutirão até 17h, atenderá pacientes com essas doenças e que deixaram de procurar o serviço de saúde

3-4

O mutirão até 17h, busca atender pacientes com essas doenças e que deixaram de procurar o serviço de saúde (Foto: Divulgação)

O sábado (8) começa com mutirão multiprofissional na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Carli em Guarapuava. De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão promovido pelo Call Center conta com parceiros para atender pacientes hipertensos e diabéticos. A ação que começa às 8h se estende até as 17h.

Desse modo, haverá oferta de serviços e exames. Entre eles, aferição de pressão arterial, glicoteste, exame de pé diabético, avaliação multiprofissional, roda de conversa, atualização de cadastro e cartão SUS. Também haverá auriculoterapia, recreação além de orientações gerais de saúde e do serviço social. E ainda cuidados com a insulinoterapia e linhas de cuidados da hipertensão e diabetes.

De acordo com a Saúde, o dia ainda terá o World Retina Day – um sábado inteiro dedicado para avaliar a saúde dos olhos desses pacientes. Assim, haverá exame de fundo de olho para hipertensos e diabético. O exame tem a participação do curso de medicina da Campo Real e será oferecido das 8h às 12h e das 13 às 17h.

A Assistente virtual Sara/Robô Laura vai ajudar a cuidar da saúde dos pacientes, enviando mensagens de monitoramento de sintomas pelo whatsapp. O objetivo desse mutirão é atender pacientes com essas doenças e que, por algum motivo, não tenham procurado o serviço de saúde há mais de seis meses. O mutirão apoia as ações do Outubro Rosa. Assim, a data será o Dia D da campanha, com exames citopatológicos nas mulheres para prevenção do câncer.

(Foto: Divulgação)

PROGRAMA PREVINE BRASIL

Conforme a Saúde, nos últimos dois anos, muitos pacientes deixaram de ir até as unidades básicas por causa da pandemia de covid-19. Esse é o segundo mutirão desse tipo. O primeiro ocorreu na UBS Jardim Araucária. De acordo com a coordenação do Call Center, além de prevenir o agravamento de doenças, esse mutirão ajuda a aumentar os índices do Programa Previne Brasil, que mede o acompanhamento de pacientes na prevenção de doenças.

Desse modo, um indicador alto, mostra que o paciente passou por consulta, tem o registro do grau de risco das doenças. “A partir desse mapeamento, é possível acompanhar mais de perto cada paciente. E com isso, evitar infartos, AVC e sequelas advindas do diabetes e da hipertensão”.

ACOMPANHAMENTO

Ainda de acordo com a coordenação, primeiro o Call Center faz contato com o paciente, e vincula-o novamente à unidade de saúde. “Marcamos consulta e ele volta a ser acompanhado. O Call Center é uma ponte entre o paciente e a UBS”. Contudo, nem todos estão sendo localizados pelo Call Center. Por isso, a equipe da UBS está indo até a casa dos pacientes cadastrados e convidando para o mutirão.

“Mas quem tiver essas doenças e não foi contatado, pode se dirigir até a unidade de saúde que receberá atendimento do mesmo jeito. O Call Center é um apoio para a UBS resgatar pacientes que não estavam procurando atendimento”.

Por fim, os pacientes também podem participar de atividades recreativas, como alongamentos com profissionais de educação física. As rodas de conversa tratarão de assuntos como ansiedade, depressão, valorização da vida, adesão ao tratamento, mudanças de estilo de vida e novos hábitos.

Essas atividades serão das 8h30 às 16h. Desse modo, será um dia divertido e especial para as pessoas cuidarem da saúde. Além de outras secretarias municipais, Unicentro e Campo Real são parceiras no mutirão.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo