O Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital São Vicente, em Guarapuava, é ponto de neurocirurgias de alta complexidade, com êxito em todos os casos.

Cirurgia de alta complexidade (Foto: Ascom /MKT/HSV)
Três cirurgias de alta complexidade, incluindo o tratamento de tumores cerebrais e um aneurisma gigante, feitas com sucesso no Hospital São Vicente, em Guarapuava, consolida a cidade como um polo de excelência em neurocirurgia. De acordo com o HSV, os neurocirurgiões Lucas Martins e Junio Pardins lideraram a equipe. A supervisão ficou sob a responsabilidade do professor Eberval Gadelha Figueiredo, chefe da Neurocirurgia Vascular do Hospital das Clínicas de São Paulo. A coordenação do trabalho ficou a cargo do médico Bruno Saciloto, neurocirurgião e cirurgião de coluna do Hospital São Vicente.

Equipe de renome internacional (Foto: Ascom/MKT/ HSV)
De acordo com o neurocirurgião e pesquisador Gustavo Isolan, os procedimentos confirmam Guarapuava como um núcleo de referência em neurocirurgia no Paraná e no Brasil.
CASOS DE ALTA COMPLEXIDADE
Os três pacientes operados apresentavam condições cerebrais extremamente graves, com desafios técnicos de alto grau de complexidade. De acordo com a equipe, dois dos pacientes tinham tumores volumosos na base do crânio, conhecidos como neurinomas do acústico. Os pacientes se encontram em recuperação plena, sem apresentar sequelas.

Cirurgia HSV (Foto: Ascom/MKT/ HSV)
O terceiro caso envolveu um aneurisma gigante localizado no topo da artéria basilar, tratado previamente em Curitiba, entretanto, sem sucesso. Comforme o HSV, pela complexidade e o risco elevado da situação, o professor Eberval Figueiredo integrou a equipe em Guarapuava. O convite teve como base a ‘expertise’ mundial nesse tipo de patologia. O resultado da intervenção foi considerado extremamente positivo.

(Foto/Ascom/MKT/ HSV)
Esses casos, conforme o HSV, fazem parte de um total de 40 pacientes atendidos mensalmente pelo Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital São Vicente. Esse número consolida a instituição como referência no tratamento de doenças neurocirúrgicas no Brasil.
Leia outras notícias no Portal RSN.