Para muitos essa segunda (22), foi apenas um simples início de semana de inverno. As temperaturas ficaram entre 10ºC e 21ºC. Bem diferente de alguns anos atrás. A data tem um significado especial na memória dos moradores de Guarapuava. Há 11 anos nevava forte na cidade. Em 22 de julho de 2013, por volta das 21h, começou a nevar de forma significativa. A cidade ficou branca, coberta pela espessa camada de gelo. As imagens percorreram o Brasil.
Jornais e programas de TV reproduziram imagens de parques e demais espaços da cidade cobertos pela camada de gelo. Na manhã do dia 23, dava para ter uma dimensão do que havia ocorrido na noite anterior. A neve mudou a paisagem, o cenário. “Parecia que estávamos na Europa. E eu estava na rua de casa. Por onde se passava se via brincadeiras com a neve e bonecos feitos pelos moradores”, relembrou um morador.
FOTOS E VÍDEOS
Assim, a ocorrência da neve acentuou o potencial turístico da cidade, considerada uma das mais frias do Paraná. Boa opção para quem gosta de aproveitar o inverno. Foram milhares de fotos e vídeos nas redes sociais. E o frio não incomodou famílias inteiras que madrugaram para garantir os melhores registros. Todos queriam eternizar aquele momento ímpar. Guarapuava já registrou neve nas décadas de 60 e 70. Mas desde então não nevava na cidade.
Um morador contou com nostalgia a noite daquele 22 de julho. “Estava muito frio e eu me lembro que por volta das 20h30 começou a cair uma chuva meio gelatinosa, era a chuva congelada, que antecipava a neve”. Foi difícil sair de carro com as ruas cobertas pela neve. Os serviços de entrega de comida precisaram ser interrompidos, porque os motociclistas não conseguiam pilotar. “Estava muito liso, os carros e motos escorregavam”, disse outro morador.
Desde então, os moradores sempre se perguntam: quando será que vai nevar de novo? Por enquanto, não há previsão. Mas para os apaixonados pelo inverno, a neve sempre será bem-vinda.
Leia outras notícias no Portal RSN.