Celebrado nesta quinta feira (22), o Dia Mundial da Água deste ano traz como tema “Soluções Naturais”, para mostrar que soluções de problemas de gestão dos recursos hídricos podem ser encontradas na própria natureza. Para promover o debate junto à comunidade a Companhia montou um amplo roteiro com os ônibus EcoExpresso, levando maquetes do ciclo “do rio ao rio” à rede de ensino em municípios paranaenses. Estacionado em Guarapuava, na Rua Saldanha Marinho, em frente ao Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja), até ontem (21), nesta quinta até às 17 horas o Ecoexpresso está no Parque das Araucárias, atendendo crianças de escolas municipais.
Atividades práticas, como gincanas, mutirões de limpeza e plantio de mudas nativas movimentam a população guarapuavana. O foco é o Rio Jordão. Palestras, oficinas, conferências e cursos com agentes multiplicadores estão sendo realizados também em Prudentópolis, Ponta Grossa, e outros municípios.
De acordo com Ricardo Borges, gestor de educação ambiental da Sanepar, o EcoExpresso é uma ferramenta com maquetes que mostra todo o ciclo da água, desde o início, na nascente, até o tratamento, falamos também de resíduos sólidos. “É uma ferramenta lúdica que os alunos acabam gostando muito”.
Os atendimentos no ônibus são gratuitos e acompanhados por profissionais capacitados da Sanepar.