As atividades preventivas propostas pela concessionária Pérola do Oeste direcionadas para as usuárias do transporte público de Guarapuava revelou que, são os homens que hoje procuram mais por informações e se propõem a fazer os exames sem nenhum tipo de temor ou preconceito. Durante toda esta sexta feira (18) mais de 250 usuários que passaram pelo terminal da Fonte em Guarapuava realizaram exames como glicemia, aferiram pressão, fizeram a mediação de índice de massa corporal (IMC), além de avaliação postural com a fisioterapeuta Fabiana Vitorassi Trombini da Sest Senat. Mais de 65% eram homens acima dos 50 anos.
Esta nova realidade demonstra que as ações de conscientização desenvolvidas no município nos últimos anos tem dado os devidos frutos. “Ficamos surpresos com o grande número de homens procurando por informações e se propondo a fazer os exames, mesmo que inicialmente tenhamos preparado toda esta ação pensando nas mulheres”, destaca Maria Cristina Seguro, responsável pelos projetos de Responsabilidade Social da Pérola do Oeste.
Para Tiago Correia de 24 anos, tradutor de libras a iniciativa vem em boa hora apesar da pouca idade. “Tenho plena consciência que cuidar da saúde e se prevenir é o melhor caminho e aprovo e recomendo este tipo de ações”, afirma.
Mais de 25 mil usuários passam pelo terminal central diariamente e para Adão Ivo Lemes, 62 anos ações como esta deveriam ser mais freqüentes e teriam progressivamente mais participações. “Eu me interessei em saber o que estava acontecendo e fiz todos os exames oferecidos e recomendo”, destacou
As mulheres também dão seu recado demonstrando que a prevenção é e sempre será o melhor remédio. Carolina Crasse de 93 anos fez os exames que só confirmaram o seu excelente estado de saúde. “Estou lúcida como nunca estive. Faço o preventivo todo o ano e não tomo nenhum medicamento e estou feliz por ver tanta gente mais nova se cuidando”, diz sorrindo.