Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal
imagem-56023

No Xarquinho, Secretaria da Mulher lança projeto itinerante para bairros e distritos

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

imagem-56023

Um projeto que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres foi lançado na tarde desta quinta-feira (18), no Bairro Xarquinho em Guarapuava. Denominado "Orquidea" o projeto visa recuperar a autoestima, prevenir e combater a violência doméstica. Para isso, são oferecidos cursos de artesanato,orientações sobre orçamento familiar, direitos da mulher e cooperativismo.

“Com a produção de peças de artesanato, as mulheres podem gerar renda familiar. No curso de cooperativismo, vamos ensiná-las a serem empreendedoras, vendendo o que produziram, proporcionando força e autonomia”, diz a prefeita. As aulas serão desenvolvidas durante três meses, todas às quintas-feiras, das 14 às 16h30, pelas artesãs Lucia Padilha e Olga Bilek.

Para a dona de casa Maria Aparecida Ferreira, 58 anos, o projeto também proporciona a união das mulheres do bairro. “Além de aprendermos coisas novas, nós temos a oportunidade de sair de casa, conversar e participar de momentos de interação e alegria”, afirma. Todas as mulheres interessadas, de qualquer bairro, podem participar do Projeto Orquídea, que tem a parceria do Sebrae, Sesi/Senai e Unicentro.

Ainda neste ano, o projeto será levado para o distrito de Palmeirinha. Mas a partir de 2014 a meta é atingir os bairros polos e distritos de Guarapuava.

Compartilhar