Há 19 anos, mulheres são destaque na Câmara de Vereadores de Guarapuava. Surgiu o título ‘Mulher Cidadã’. De acordo com as normas, cada vereador indica dois nomes para a homenagem. E na noite desta quinta (30), a partir das 19h, o Teatro Municipal ‘Marina Karam Primak’ sedia a solenidade. Guarapuava vai ficar sabendo quem são as 32 merecedoras da homenagem.
Elas vêm de vários bairros da cidade. São lideranças comunitárias, empresariais, religiosas, profissionais liberais. A empresária Marilena Bastos Cunico, por exemplo, é diretora do Moinho São Luiz, na Vila Bela. Antes disso, foi professora, com 25 anos dedicados à educação. Assim Marilena, a cabeleireira Nersi Schroeder, que exerce a profissão há mais de 50 anos, também é indicação de Danilo Dominico (Pode).
Já Iraci Nola recebe a homenagem com base no projeto ‘Voluntários do Bem’, destinado a ajudar pessoas em situação de necessidade. A iniciativa, que se mantém por meio de doações e um bazar, fica na própria casa de Dona Iraci. De acordo com o vereador Pedro Moraes, que preside a Câmara, o projeto já conseguiu adquirir camas hospitalares, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cestas básicas. Assim como geladeiras, fogão, sofá, móveis em geral, roupas, medicamentos e demais itens para pessoas necessitadas.
Além dela, Pedro Moraes indica também Alia Maria de Sousa Santos. A Irmã Lia é pastora missionária e vice-presidente da Igreja Evangélica Pentecostal Cristo Vem. Também ocupa o cargo de vice-presidente da associação Tancredo Neves. Irmã Lia, trabalha com evangelismo, orientação espiritual, acolhimento e ajuda ao próximo.
OUTRAS HOMENAGEADAS
INDICAÇÃO DO VEREADOR DOGNEI
Ana Cecília Messas – É médica veterinária, com 23 anos de carreira. Foi voluntária em uma ONG por dois anos, quando conseguiu a castração de 490 fêmeas em parceria com protetores independentes. Além disso, já ajudou atendendo e castrando 180 fêmeas de uma protetora independente que mantém um canil.
Vanderleia de Oliveira da Silva – É pastora na Igreja Presbiteriana Renova há mais de 20 anos, sendo bacharel em Teologia. Ajuda famílias carentes, além de prestar apoio na reabilitação de mulheres com dependência química. Além disso, Vanderleia também é apoiadora da causa animal.
INDICAÇÃO DO VEREADOR NEGO SILVIO
Renata Nizer Ribeiro – É empresária no ramo da publicidade, sendo sócia do Grupo Sodanine. Além disso, também é uma das fundadoras do Valley Coworking, criado em 2014. Também atuou na formação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação em Guarapuava. Foi a idealizadora do Projeto Lixo Eletrônico.
Rita de Cássia Leal da Cruz – Com uma notável carreira como Executiva, desenvolve inúmeros trabalhos sociais desde que se mudou para Guarapuava. Os principais destaques são a atuação junto a Associação Casa de Passagem e Apoio à Pessoa Com Câncer, a ACPAC, e a Soroptimistas.
INDICAÇÃO DA VEREADORA PROFESSORA BIA
Marlene Ribeiro Nakasone – Fundadora da Oficina de Santa Rita, na Paróquia São Luíz Gonzaga e Beato Carlo Acutis, na comunidade Santa Rita de Cássia. Atual vice-coordenadora, Marlene ajuda na assistência e acompanhamento de mulheres carentes ofertando cursos em parceria com o Senar, o Serviço de Aprendizagem Rural. Além disso, a Oficina de Santa Rita promove a doação de enxoval, medicamentos, fraldas, entre outros itens, para mães e bebês recém-nascidos.
Lucia Virgínia Mamcasz Vigenski – É professora de ensino superior, mestre e doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, leciona na UTFPR. Tem destaque na autoria de um projeto voltado à promoção de práticas inclusivas para alunos com deficiência visual em aulas de matemática, desenvolvido pelo Teachers College, da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos e a Fundação Lemann.
O projeto auxilia professores de Educação Especial com formação teórico-metodológica para o ensino inclusivo de matemática. Dessa forma, Lucia contribui para um ensino mais humanizado e menos excludente, fazendo com que a sociedade seja mais tolerante e inclusiva.
INDICAÇÃO DA VEREADORA CRIS WAINER
Vilma Aparecida Ferreira – Exercendo liderança na comunidade na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Dona Vilma é reconhecida como uma referência do bairro Primavera. Atuando na Pastoral Operária e no Partido dos Trabalhadores, possibilitou a formação de dezenas de jovens, que hoje atuam em partidos políticos, movimentos sociais e Associações de Moradores de Guarapuava. Dona Vilma é pioneira na organização de hortas comunitárias na bairro, trabalho que continua fazendo até hoje.
Chaiane Ratuchne de Oliveira – É professora de Educação Física. Atua há 14 anos na formação esportiva de base com crianças e adolescentes em um projeto do clube Gresga. Mais de mil crianças e adolescentes que passaram pelo projeto, que rendeu participações em sete finais de campeonatos estaduais, bem como três títulos. Além disso, equipes disputaram competições nacionais e venceram Campeonato Sul Brasileiro.
INDICAÇÃO DO VEREADOR PAULO LIMA
Eloirda Aparecida Gelinski – Evangelizadora na Paróquia Divino Espírito Santo é liderança no bairro Vila Bela. Foi pioneira da Pastoral Familiar na comunidade. Eloirda já fez parte da Equipe Diocesana de Catequese, participou de Santas Missões Populares e Missões Jovens. Como Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística leva a Sagrada Eucaristia aos enfermos da Paróquia.
Afonsina Klinger de Oliveira – Se dedica a causas sociais ligadas à igreja. É líder da Pastoral da Criança e há 25 anos, faz o acompanhamento de gestantes. Iniciou o bazar permanente que ajuda a financiar as atividades da Pastoral. Atua como Ministra Extraordinária Eucarística na Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores.
INDICAÇÃO DO VEREADOR PROFESSOR SAULO
Inês Antônia Previatti Christ – É empresária da área da moda, fundou, ao lado das irmãs Ires e Neusa, as lojas A Expressiva e Expressiva for Men.
Viviane Abdanur Marques – É pastora sênior da Igreja Evangélica Comunidade Vida de Guarapuava. Desempenha papel de liderança para mulheres. Desenvolveu projetos sociais como “Mercado Social”, que ajuda cerca de 80 famílias mensalmente, e “Irmãos na Obra”, que busca reformar e construir casas para famílias em situação de extrema necessidade.
Juntamente com a igreja, liderou grupos de assistência à Ucranianos, Afegãos e Venezuelanos, promovendo moradia e suprindo necessidades básicas, além de prestar apoio para obtenção de documentos e empregos.
INDICAÇÃO DO VEREADOR CRISTÓVÃO CRUZ
Léia Gonçalves – É empresária, se destacando como administradora da Casa de Carnes JP, no distrito da Palmeirinha. Já trabalhou em diversos ramos, muitas vezes conciliando dois empregos ao mesmo tempo.
Marines Aparecida Nogueira – É empresária no ramo da beleza, sendo proprietária de um salão no distrito da Palmeirinha. Também, se dedica há anos ao artesanato, fazendo pinturas e bordados.
INDICAÇÃO DO VEREADOR WILSON ANCIUTI
Leni de Oliveira Maceno – É professora aposentada, tendo lecionado para jovens e adultos até 1980, além de ter trabalhado na Escola Municipal Enoch Tavares entre 1981 e 2010, conciliando a educação básica com o EJA, (Ensino de Jovens e Adultos). Foi membro ativo da Comunidade São João Batista, colaborando em vários segmentos. Também participou da criação da Associação de Moradores da Vila Jordão, a AMUVIJOR.
Amerina Kaminski de Oliveira – É professora aposentada, com atuação sempre na 1ª série do ensino fundamental, tendo alfabetizado inúmeras turmas. Tia Mira, como ficou conhecida, vem se dedicando a ajudar os menos favorecidos desde a aposentadoria. Uma missão que assumiu do marido, o Tio Dega, antigo vereador.
INDICAÇÃO DO VEREADOR JOEL BARBOSA
Adelaide Klackzek – Tem uma longa trajetória de trabalho em prol da antiga Comunidade São Pedro e da atual Paróquia São Pedro e São Paulo. Além disso, durante período na Legião de Maria e como Ministra da Sagrada Comunhão, acompanhou doentes em hospitais e residências.
Maria da Conceição dos Santos – Dedicou durante a vida a auxiliar a comunidade, no Bairro Xarquinho. Ao doar capelinha que possuía, viu nascer a Comunidade São Pedro, hoje Paróquia São Pedro e São Paulo. Dona Conceição, ao ver a dificuldade de crianças em frequentar a escola, foi atrás de ajuda com o Padre Honório, na época da Paróquia Dom Bosco, para saber como poderia resolver a situação.
Após terem oa pedidos aceitos, uma escola foi autorizada a funcionar em uma casa, na época chamada de Centro Comunitário. Hoje, essa é a Escola Municipal São Pedro.
INDICAÇÃO DO VEREADOR DOGNEI GILSON DA AMBULÂNCIA
Silmara Kirchbaner Burak – É empresária, sendo fundadora com o esposo, da loja Emana. Já são 30 anos de atuação.
Bertulina de Jesus da Silva – Trabalha há 37 anos com obras missionárias, 14 destes em Guarapuava. Fundou, ao lado do marido, a igreja Assembleia de Deus Sol da Justiça, com sede no bairro dos Estados.
INDICAÇÃO DA VEREADORA PROFESSORA TEREZINHA
Regina Ribas de Campos dos Santos – É professora municipal aposentada, trabalha voluntariamente na Pastoral da Criança da Paróquia Santa Cruz há mais de 20 anos. Além disso, atua em diversos outros projetos sociais da igreja. Já foi dirigente sindical do SISPPMUG e já compôs a direção a Associação dos Professores Municipais de Guarapuava.
Martha Loureiro Gomes – É professora intérprete de Libras. Foi professora da Rede Estadual do Paraná, atuando nos colégios Visconde de Guarapuava e Tupy Pinheiro. Também atuou como professora na Unicentro. Há anos se dedica voluntariamente no auxílio a um número expressivo da comunidade surda no município de Guarapuava. A principal atuação é no acompanhamento da Associação dos Direitos dos Surdos e Surdas de Guarapuava.
INDICAÇÃO DA VEREADORA BRUNA
Kryssia Kosmos – É empresária e influenciadora digital. Formada em jornalismo, Kryssia atuou em TVs locais, entre elas, a Rede Massa. O sucesso do conteúdo que produzia em suas redes sociais fez com que ela passasse a se dedicar exclusivamente a essa atividade. Com um público de 43,3 mil seguidores no Instagram, ela é uma das referências neste mercado na Região. Passou a empreender ao abrir a loja Armário da Kryssia. Ao se tornar mãe, passou a atualizar o foco das produções, falando mais em maternidade e empreendedorismo.
Eduarda Oliveira – Fundou ao lado das amigas Mariane e Juliana o Vênus Bar, um estabelecimento LGBTQIA+ voltado para que as pessoas se sintam acolhidas, podendo compartilhar e celebrar bons momentos e as conquistas com quem amam.
Eduarda, uma mulher lésbica, fez do Vênus Bar um marco não só da própria vida, mas da comunidade. Ela mostra, com a atuação, que mulheres podem ocupar qualquer espaço que desejam. Um exemplo de mulher e empreendedora que acredita, luta e vive Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.