Nota de ‘duzentão’ com ícones de Guarapuava causa euforia na internet

A imagem escolhida para estampar a nova cédula de real é o lobo-guará, que deu origem ao nome da cidade. Notas devem circular já no fim de agosto

Um personagem bem “guarapuavano” ganhou destaque nos últimos dias em todo o país. Sob risco de extinção, o lobo-guará, que deu origem ao nome de Guarapuava, foi eleito para estampar a nova nota de R$ 200 que deve começar a ser produzida ainda neste mês.

Mal o anúncio foi feito pelo Banco Central e logo surgiram memes na internet acerca da imagem a ser estampada na cédula. Entretanto, a novidade também trouxe dúvidas e especulações do que ela pode representar na economia e no bolso dos brasileiros. A Secretaria de Comunicação da prefeitura de Guarapuava, ‘entrou no embalo’ da brincadeira, e sugeriu que o índio Guarani, outro símbolo da cidade, também fosse utilizado para estampar a nota.

 

(Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

BANCO CENTRAL

Desse modo, a previsão é de que a Casa da Moeda imprima 450 milhões de unidades da cédula este ano, totalizando R$ 90 bilhões. Conforme o Banco Central, a nova nota deve circular no País no fim de agosto. Assim, a decisão foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o BC, o objetivo é atender ao aumento da demanda por dinheiro em espécie que se verificou durante a pandemia de covid-19.

Além disso, a expectativa é de que a medida não tenha impacto na base monetária do País. A autoridade monetária informou que entre os motivos para a maior demanda por cédulas e moedas está o entesouramento, ou seja, o dinheiro guardado em casa. “Além disso, em momentos de crise, pode haver saques para formação de reservas”.

RISCO DE EXTINÇÃO

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, a existência do animal assim como vários outros que compõem a fauna brasileira, está em risco pela ação do homem. “Dentre as ameaças enfrentadas por essa espécie, destacam-se a destruição do habitat, a caça e captura, os acidentes em rodoviais e as doenças adquiridas pelo contato com espécies domésticas”.

Desse modo, atualmente o lobo-guará é classificado na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza, como “quase ameaçada”. Ainda de acordo com as informações, o lobo-guará é um animal com hábito principalmente, crepuscular-noturno. Assim, é solitário e apesar de ser denominado um lobo, não é feroz, como os famosos lobos-cinzentos.

Os lobos-guarás atacam raramente e apenas quando se sentem ameaçados, preferindo geralmente manter-se longe dos seres humanos. Além disso, eles marcam território utilizando fezes e urina e também são capazes de vocalizar para comunicarem-se com parceiros e filhotes, sendo uma das funções dessa vocalização a localização dentro do território.

Por fim, ainda não foi divulgada a data para o início da produção das notas, tampouco sobre as cores da nova cédula. Apenas que devem circular a partir do fim deste mês.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVOS CASOS

Guarapuava confirma quatro novos casos de covid-19

ADRENALINA

Shopping Cidade dos Lagos abre pista de patinação nesta sexta

INOVAÇÃO

Projeto PrevSIN do Simepar inova na previsão de chuvas

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com