22/08/2023
Agronegócio Cotidiano Em Alta Guarapuava

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica passa a ser obrigatória

O Bloco de notas do produtor (modelo 4 em papel) deixa de ter validade para as operações internas no Paraná

Nota fiscal eletrônica (Foto: IA)

O Departamento de Nota de Produtor da Prefeitura Municipal de Guarapuava alerta os produtores rurais que terminou o prazo para adequação à nova norma de emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) nas operações estaduais internas. Assim sendo, a partir de agora, o bloco de notas do produtor, modelo 4 em papel, não terá mais validade.

Junto disso, o Departamento de Nota de Produtor convoca os produtores rurais para efetuarem as baixas das notas de produtor emitidas no ano de 2025. O prazo máximo é 31 de janeiro de 2026. Além de cumprir a legislação vigente, o produtor evita a aplicação de multas, bem como o cancelamento do CAD/PRO.

Com o encerramento do prazo, todas as operações internas dentro do Estado do Paraná passam a exigir exclusivamente a emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). A obrigatoriedade atende às diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Fazenda (Sefa) e pela Receita Estadual. Para operações interestaduais, a emissão da NFP-e já é obrigatória para todos os produtores desde 3 de fevereiro de 2025.

DUAS MODALIDADES

Os documentos eletrônicos podem ser emitidos em duas modalidades: Nota Fiscal de Produtor Eletrônica – modelo 55 completa, ou, para alguns produtos e operações específicas, pelo aplicativo NFF – Nota Fiscal Fácil (modelo 55 simplificada). Para a emissão da NFP-e completa (modelo 55), o produtor deve se tornar usuário do Receita PR, seguindo as instruções disponibilizadas, aqui.

Já para a emissão pelo aplicativo NFF, o produtor deve realizar o download do aplicativo nas lojas virtuais e possuir uma conta GOV.PR para acesso ao sistema. Confira o passo a passo, aqui.

O novo modelo elimina a necessidade de deslocamento até a Prefeitura para retirada ou entrega de notas fiscais em papel. Para mais informações ou orientações, os produtores podem entrar em contato com o Departamento de Nota de Produtor pelos telefones (42) 3142-0857 ou (42) 3142-0859.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.